Tempo de leitura: 2 minutos
11 de fevereiro de 2025 - Tempo de leitura: 2 minutos
O estudo foi realizado na Grande Ilha do Maranhão, composta pelos municípios:
O estudo contou com a parceria de organizações comprometidas com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, incluindo:
A Plan Brasil, em parceria com ECPAT Brasil e CEDECA Bahia, conduziu um estudo aprofundado sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes na Grande Ilha do Maranhão, composta pelos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
O estudo faz parte da iniciativa global Down to Zero, que busca combater essa grave violação de direitos por meio da mobilização de comunidades, fortalecimento de políticas públicas e envolvimento do setor privado.
A Aliança Global Down to Zero (DtZ) atua no combate à exploração sexual de crianças (SEC), com uma abordagem holística e centrada nos direitos e necessidades das crianças.
O projeto DtZ foi implantado nos seguintes países: Filipinas, Tailândia, Laos, Indonésia, Bangladesh, Nepal, Índia, Brasil, Bolívia, Colômbia, Guatemala e República Dominicana.
Sua principal estratégia é fortalecer as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), coalizões, organizações de jovens e entidades de defesa para aprimorar ou criar leis e políticas de proteção à infância.
No Maranhão, assim como em diversas regiões do Brasil, a complexidade desse problema exige uma análise minuciosa para compreender as causas, consequências e identificar estratégias eficazes de prevenção e proteção infantil contra abusos.
O estudo evidencia a interconexão de fatores socioeconômicos, educacionais e culturais que mantêm crianças e adolescentes em situações de risco e vulnerabilidade social. Além disso, aponta para lacunas nos serviços de proteção, falta de informação sobre o fenômeno e necessidade de ações coordenadas entre setores público e privado para enfrentar o grave problema que consiste na violação dos direitos das crianças e adolescentes.
A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem multidisciplinar, envolvendo: pesquisadores, profissionais de saúde, assistência social, justiça e segurança pública e representantes da sociedade civil. A metodologia incluiu entrevistas, grupos focais e análise aprofundada de dados estatísticos secundários. A colaboração com organizações da sociedade civil e setores governamentais garantiu uma visão abrangente da situação, fortalecendo a análise dos desafios enfrentados no Maranhão.
Acesse o pdf Sumário Executivo DtZ e conheça na íntegra o estudo Down To Zero: