Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081
Tempo de leitura: < 1 minuto

COVID-19

A Pandemia de COVID-19 está devastando o mundo, colocando graves ameaças à vida e ao bem-estar de milhões de pessoas. É nessas horas que as violações de direitos se acentuam, impactando diretamente crianças e adolescentes, especialmente meninas. Sabemos que a crise da COVID-19 sobrecarrega os sistemas nacionais de saúde, prejudica gravemente a economia e coloca milhões de crianças em risco significativo.

As meninas, em particular, enfrentam ameaças crescentes de violência sexual, discriminação e abuso. Para nos ajudar a responder a esta pandemia, todos os escritórios da Plan no mundo estão construindo e priorizando as ações do Plano Global de Resposta Humanitária – e aqui no Brasil não é diferente.

Devemos manter nosso foco na igualdade de gênero e em garantir um futuro melhor para meninas e jovens mulheres, de acordo com nossa estratégia. Neste momento, é necessário tomar medidas de assistência humanitária urgentes, que nos ajudarão a fortalecer as comunidades onde atuamos, bem como associações, poder público e outras organizações para que atuem onde não estamos.

Chamar a atenção da sociedade e do poder público para as questões de violação de direitos e apoiar na criação de campanhas de divulgação, leis e sistemas de monitoramento que coíbam esta prática.

PILARES DE ATUAÇÃO

FAQS

Nosso plano de resposta emergencial está estruturado em 4 pilares:

  • Atendimento às necessidades básicas
  • Direitos Sexuais e Reprodutivos
  • Proteção Contra Violências
  • Participação ativa de jovens.

Estamos monitorando a situação em nossas comunidades sempre que possível. Sabemos que as comunidades onde trabalhamos, onde os serviços de saúde e as condições gerais são precárias, infelizmente correm maior risco de serem seriamente afetadas pelo COVID-19. Estamos trabalhando com as comunidades, governos e parceiros para combater a disseminação do COVID-19.

No momento, a Plan International Brasil não recebeu nenhum relatório específico de crianças em nossas áreas programáticas que tenham sido diretamente afetadas por casos de COVID-19. Atualmente, o foco de nosso trabalho está nas respostas humanitárias e de emergência, para limitar a propagação e o impacto do COVID-19 e também para mitigar os riscos adicionais enfrentados pelas comunidades, além de fortalecer sua resiliência.

Todos os países com programas de patrocínio interromperam a entrega / coleta de cartas para crianças patrocinadas, para minimizar os riscos para crianças, famílias, funcionárias/os e voluntárias/os que podem surgir quando as pessoas vão e vêm das comunidades. Estando buscando fazer o máximo possível para impedir a disseminação do COVID-19 e reduzir as chances de as pessoas se movimentarem e transmitirem o vírus. Você ainda pode escrever para a sua criança patrocinada por meio de nossos serviços on-line para que encaminhemos as cartas assim que atividades de patrocínio forem retomadas em cada país. Infelizmente, não sabemos quando será, mas informaremos às/aos patrocinadoras/es o mais rápido possível.

Como medida de precaução, cancelamos todas as viagens que não sejam essenciais, isto inclui as visitas das/os patrocinadoras/es para conhecer suas crianças patrocinadas. Esta decisão nos ajudará a minimizar os riscos para as/os patrocinadoras/es, nossa equipe e para as comunidades e crianças com quem trabalhamos. Infelizmente, estas restrições de viagem significam que não poderemos seguir por ora com as visitas das/os patrocinadoras/es às comunidades da Plan. Analisaremos a situação regularmente e esperamos que as visitas possam ser feitas novamente em breve.

O foco do nosso trabalho, dentre outras coisas, é contribuir para a construção da resiliência das crianças e de suas comunidades, para que sejam capazes não só de apoiar o desenvolvimento de suas comunidades, mas também que estejam bem preparadas/os para enfrentar qualquer situação de crise ou desastre. Nos últimos anos, o treinamento em situações de crise e desastre também se tornou cada vez mais necessário, visto que são exatamente estes momentos que pedem mais calma e organização. A segurança e a proteção das crianças são de grande importância para a Plan, sendo estes compromissos que a Plan assume em todas as suas atividades. Tanto as crianças quanto as/os jovens estão particularmente em risco em situações de crise. O trabalho programático nas áreas locais visa apoiar as pessoas na sua independência e autossuficiência. No passado, as comunidades, ou seja, as crianças patrocinadas e suas famílias se beneficiaram desta abordagem e de todas as atividades. Este conhecimento estará disponível para elas/es, mesmo nestes tempos difíceis.

As contribuições de patrocínio continuam apoiando os mais diversos trabalhos programáticos a nível local. Muitos projetos acabam durando por um período mais longo, por isso o financiamento a longo prazo se torna de grande importância. Nos próximos meses, o foco será ajudar as comunidades a lidar com a pandemia de COVID-19. Em tempos de crise como esta, utilizamos os fundos de patrocínio existentes, priorizando a resposta humanitária para atender às necessidades mais imediatas do país, além de avaliar as necessidades das comunidades onde as crianças patrocinadas vivem.