Plan International Brasil 11 4420.8084

POR QUE É IMPORTANTE EMPODERAR AS MENINAS

Reading Time: 2 minutes

POR QUE É IMPORTANTE EMPODERAR AS MENINAS

Aos 14 anos, Andressa começou a participar dos projetos da Plan International Brasil. O primeiro foi o Adolescente Saudável e agora ela participa das atividades da Escola de Liderança para Meninas.

A menina de Peritoró, no Maranhão, conta sobre suas experiências ajudando a empoderar outras meninas. “Durante uma conversa em que várias meninas estavam listando mulheres que as inspiravam, a maioria delas mencionava as mães ou a Malala. Mas, teve uma menina do projeto que disse que se espelhava em mim. Isso foi muito marcante, pois nunca imaginei que alguém pudesse se espelhar em mim. Quando essa menina revelou isso, me emocionei muito. E desde então passo a buscar mais e mais, para que outras pessoas possam descobrir suas próprias potencialidades. Isso me dá forças e me faz feliz”.

Andressa também conta como a Escola de Liderança Para Meninas ajudam as meninas a cada dia. “Há algumas meninas com problemas nas famílias, na escola também, e o projeto, por meio do conhecimento das nossas habilidades e direitos, está ajudando-as a resolver esses problemas”, explica a adolescente, que está bastante animada em poder ajudar a criar o conteúdo que será divulgado no Twitter, no Facebook e em rádios, para ajudar com que o conhecimento chegue a outras meninas. “Com certeza isso vai gerar nelas a mesma euforia que gerou nas meninas do Projeto Escola de Liderança”.

O que motiva Andressa a continuar envolvida nos projetos é ter a possibilidade de ajudar mais meninas a encontrarem suas capacidades, “fazê-las enxergarem o que estão fazendo, apontar o caminho e como encontrar soluções para suas questões particulares. Afinal, as meninas querem viver melhor, em um no mundo melhor, onde as mulheres possam realmente ser mulheres”.

Atualmente, Andressa já é multiplicadora dos conhecimentos adquiridos nas oficinas da Plan International Brasil, por meio de um projeto com crianças na sua cidade. Uma vez por semana ela se encontra com as crianças e leva muita informação e conhecimento para que mais meninas desenvolvam seu potencial e tenham autonomia sobre suas escolhas.

Compartilhar com o universo
X