ENTENDA O QUE É FEMVERTISING
Femvertising é uma nova expressão que vem da junção de duas palavras em inglês: feminine (feminino) + adversiting (propaganda). Ou seja, são propagandas que valorizam o empoderamento feminino.
As propagandas que vemos em diversos canais de comunicação são criadas para comunicar ou até mesmo conectar o posicionamento de uma marca ao consumidor, gerando vendas, lembrança da marca, conhecimento, entre outros. Para que esta conexão seja criada, é necessário que haja identificação por parte do telespectador com a mensagem que está sendo passada ali.
2015 foi um ano em que os temas de igualdade de gênero e empoderamento feminino passaram a estar mais presentes nos intervalos (UFA!) e em 2016, o assunto também veio em uma onda crescente (e que assim permaneça!). Isso é um reflexo de uma mudança cultural, na qual as mulheres cansaram de ser representadas de forma estereotipada – a mãe de família, sinônimo de beleza perfeita: magra e loira, dona de casa, sexy, fraca, insegura e impotente – e passam a exigir mais inclusão e liberdade sob vários aspectos.
Como publicitária, resolvi escolher algumas marcas que têm feito um trabalho bem interessante e se posicionando a favor da igualdade dos gêneros. Dá uma olhadinha:
ALWAYS – #TIPOMENINA
BARBIE – VOCÊ PODE SER O QUE QUISER
Quem Disse Berenice – É pra mim!
Revista Elle – More Women
DOVE – RETRATOS DA REAL BELEZA
Que legal que marcas globais como Dove da Unilever, Always da Procter & Gamble, entre outras, passam a usar sua força global via disseminação super rápida da internet para reforçar as não limitações e a valorização da mulher. Que mais marcas continuem nos respeitando, nos representando e se reinventando para auxiliar neste processo que é a inclusão da mulher na sociedade sem rótulos e sem limites.