Plan International Brasil 11 4420.8084

CONHEÇA A DECLARAÇÃO DAS MENINAS

Reading Time: 2 minutes

CONHEÇA A DECLARAÇÃO DAS MENINAS

“Igualdade de Gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”: este é o 5º dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem o documento Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A agenda é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade oficialmente adotada pelos lideres mundiais na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (25-27 de setembro 2015).

A nova agenda baseia-se no resultado da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável de 2002, da Cúpula de 2010 sobre os ODM, o resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável de 2012 (Rio+20) e os pontos de vista de pessoas em todo o mundo. Pessoas como Luiza (Rio de Janeiro) e Irlane (Maranhão), que participam do Projeto Essa É Minha Vez*, da Plan International Brasil, e foram escolhidas por outras meninas, também do projeto, para representarem todas as meninas do Brasil na Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque (EUA), em setembro de 2015.

Durante o evento, elas entregaram aos líderes mundiais a Declaração das Meninas, feita pela primeira vez e pedindo que os governos coloquem as reinvindicações das meninas na agenda do desenvolvimento sustentável. Saúde, educação, proteção e profissionalização são as prioridades que constam na declaração.

“Meu sonho? Tenho tantos sonhos… Quero me formar, ser bem sucedida na profissão que quiser, quero ser feliz, me sentir realizada. Eu quero ter vez e voz, poder falar e ser ouvida”. Esse não é o desejo apenas de Irlane, mas de todas as meninas que foram representadas pelas jovens brasileiras na Assembleia.

“Esse projeto busca empoderar meninas desses países para que possam discutir e influenciar seus Governos. Afinal, levar a voz das meninas para explicar que as questões que se relacionam à igualdade de gênero começam desde a infância é o principal objetivo desse projeto”, como explica o Gerente Técnico de Incidência Política e Proteção Infantil da Plan International Brasil, Flávio Debique.

Embora esses Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sejam de natureza global e universalmente aplicáveis, dialogam com as políticas e ações nos âmbitos regional e local. As meninas participantes do projeto conseguiram entregar nas mãos da presidente Dilma Rousseff, em agenda presidencial pelo Maranhão, a Declaração das Meninas do Brasil.

*O Projeto Essa É Minha Vez é uma iniciativa da Plan Global e executado em quatro países: Brasil, Paquistão, Filipinas e Quênia.

Compartilhar com o universo
X