Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081

5 ATITUDES PARA VOCÊ FAZER O BEM EM 2017

Tempo de leitura: 3 minutos

5 ATITUDES PARA VOCÊ FAZER O BEM EM 2017

O ano até pode ser novo, mas o mundo só muda se a gente pensar nas nossas atitudes primeiro. Que tal tomar algumas iniciativas para fazer de 2017 um ano muito melhor para você e para todo mundo?

ECONOMIZE ÁGUA

Com desastres ambientais que envolvem a poluição de rios e o constante desperdício, a água doce tem se tornado um dos bens mais preciosos do planeta. Há quem acredite, inclusive, que ela se tornará até mais disputada do que o petróleo. Porém, podemos evitar essas previsões nada animadoras se, já em 2017, começarmos a mudar nossa postura com atitudes simples. Por exemplo, se você fechar bem a torneira da pia e evitar o pinga-pinga ao escovar os dentes ou lavar as mãos, você já economizaria cerca 15 mil litros de água todos os anos. E mais: se você fechar o chuveiro enquanto se ensaboa no banho, você economiza 130 litros!

REAPROVEITE

Todos os dias, produzimos algum tipo de resíduo: a sacola do mercado, a garrafinha pet de água, as caixas de papelão, entre outros. Esses resíduos quase sempre são jogados na natureza de modo inadequado e demoram anos para se decompor, causando sérios prejuízos ao meio ambiente, como a poluição de rios. No entanto, eles podem ser reaproveitados! A sacolinha plástica pode ser reutilizada em outras compras do mercado; a garrafa pet pode ser usada para receber plantas e atuar como item de decoração; e as caixas de papelão podem servir como suporte para livros.

PENSE SE SUAS FALAS REFORÇAM DISCRIMINAÇÕES

Diariamente, vemos nos noticiários várias notícias que envolvem racismo, machismo, intolerância religiosa, homofobia. Muitas vezes, essas formas de violência começam dentro de casa, com frases como  “Ela precisa de uns tapas para aprender”, “Fulano age como uma mulherzinha”. Ao reproduzir esses discursos que inferiorizam grupos sociais, você contribui para a perpetuação de opressões que resultam em agressões físicas e psicológicas.

FAÇA TRABALHO VOLUNTÁRIO

Muitas ONGs têm como principal força de atuação o trabalho voluntário. O voluntário atua como um agente de transformação, doando seu tempo e conhecimento para produzir mudanças positivas na sociedade. Ser voluntário é maneira de fazer bem a si mesmo, pois possibilita a abertura de novas experiências e oportunidades de aprendizado. A Plan International também tem um programa de voluntariado para pessoas interessadas em contribuir para a construção de um mundo mais justo para as crianças. Saiba mais aqui.

DOE PARA UMA ONG

Além do trabalho voluntário, outra maneira de ajudar as ONGs é fazendo uma doação. Como as ONGs são instituições não-governamentais sem fins lucrativos, elas dependem de doações para que possam desenvolver seus projetos sociais. Ao doar para a Plan International Brasil, por exemplo, você ajuda a levar informações sobre educação, saúde, direitos e proteção a milhares de crianças, adolescentes e jovens nas cinco regiões do país. Saiba mais aqui.