3 LIVROS IMPORTANTES PARA PENSAR SOBRE IGUALDADE DE GÊNERO
Nada melhor do que ler um livro quando temos um tempinho livre. Que tal conhecer algumas obras importantes para a história mundial e que levantam reflexões sobre igualdade de gênero?
14 de dezembro de 2016 - Tempo de leitura: < 1 minutos
Tempo de leitura: < 1 minutoNada melhor do que ler um livro quando temos um tempinho livre. Que tal conhecer algumas obras importantes para a história mundial e que levantam reflexões sobre igualdade de gênero?
Nessa obra, a mais famosa de sua carreira literária, Jane Austen, escritora do século 19, propõe reflexões sobre o papel das mulheres na sociedade e sobre como o machismo é prejudicial para todos. Apesar de escrito há mais de um século, não pense que o livro é cansativo ou atrasado: Jane Austen propõe uma leitura fluida e ainda muito atual sobre o protagonismo feminino.
Considerado por muitos como o maior escritor da literatura brasileira de todos os tempos, Machado de Assis, em Dom Casmurro, traz uma obra que faz refletir sobre o amor, o ciúme, os julgamentos e as aparências. Nesta obra, Bento Santiago narra seu amor por Capitu, a menina de “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”, que teria traído seus sentimentos com seu melhor amigo, Escobar. Mas será que realmente foi assim?
Neste livro, Clarice Lispector conta a história de Joana, desde a infância até a vida adulta. Passando por diversos episódios e personagens, Joana sempre está em primeiro plano e suas descobertas sobre si mesma são o fio condutor desta obra, que mostra que, se o processo de se entender já é complexo naturalmente, mais complexo é quando se trata de se entender enquanto mulher, submetida a diversas opressões e estereótipos.