1 A CADA 5 MENINAS CONHECE ALGUMA MENINA QUE SOFREU VIOLÊNCIA
Usada como uma forma equivocada de educação, a violência, tanto física quanto psicológica, afeta 20% das meninas de 6 a 14 anos e que, muitas vezes, desconhecem seus direitos.
12 de dezembro de 2016 - Tempo de leitura: < 1 minutos
Tempo de leitura: < 1 minutoUsada como uma forma equivocada de educação, a violência, tanto física quanto psicológica, afeta 20% das meninas de 6 a 14 anos e que, muitas vezes, desconhecem seus direitos.
Segundo dados da pesquisa Por Ser Menina, realizada pela Plan International Brasil com meninas de 6 a 14 anos nas cinco regiões do país, 1 a cada 5 meninas conhece uma outra menina que já sofreu violência. Na maior parte das vezes, agressões sofridas pelas meninas partem de seus próprios pais, como uma forma totalmente equivocada de educar.
Quando as meninas fazem algo errado, em 26,2% dos casos os pais gritam com elas e em 23,2% dos casos batem nelas. Entre os estados com maior percentual de violência contra as meninas, os estados do Pará (26,4%) e São Paulo (22,4%) foram superiores à média encontrada na amostra dos cinco estados.
Mais de 70% das meninas entrevistadas nunca ouviram falar em direitos das crianças e dos adolescentes, o que contribui para o fato de que a maior parte das meninas não procura ajuda quando sofre algum tipo de agressão. Considerando que 87,4% das meninas se sentem amadas e bem tratadas, nem sempre a violência verbal, emocional ou física é vista como uma violação dos direitos das meninas, o que chama a atenção para a importância de um trabalho de sensibilização familiar sobre todas as formas de violências.