30 de outubro de 2019 - Tempo de leitura: 3 minutos
Meninas do projeto da Plan International Brasil entraram em campo com os jogadores do Bahia para levar a mensagem de igualdade de gênero
Para Bianca, 14 anos, e Flavia, 15, a partida entre os times do Bahia e Internacional, realizada em 26/10 no estádio Fonte Nova (BA), ficará marcada para sempre em suas memórias. Pela primeira vez, as meninas do projeto Down to Zero entraram em campo junto a um grupo de crianças e aos jogadores do Bahia para levar a mensagem de igualdade de gênero aos torcedores e telespectadores da partida.
A ação é fruto da parceria que realizamos com o Esporte Clube Bahia e visa ampliar a visibilidade da campanha #MeninaspelaIgualdade, para que mais pessoas conheçam e queiram se unir a nós na luta pelos direitos das meninas. Na ocasião, também foi exibido o vídeo oficial da campanha antes do início da partida.
“Foi uma experiência muito rica e prazerosa. Sinto-me lisonjeada por representar outras meninas que, assim como eu, sofrem violações de direitos diariamente em nossa sociedade. Gostei também do modo como as pessoas me olhavam! Percebi que elas estavam prestando atenção nas informações que estávamos transmitindo.”, disse Bianca, ao compartilhar a emoção que sentiu nesta experiência.
A nossa parceria com o Esporte Clube Bahia não para por aqui: para os próximos meses, faremos rodas de conversas com alunos e instrutores das escolas de base sobre temas como novas masculinidades, exploração sexual e tráfico de pessoas, e uma oficina de webativismo com as animadoras da torcida, as Tricolíderes. Para o presidente do clube, Guilherme Bellintani, a parceria reforça uma das principais causas assumidas pelo EC Bahia: “defender igualdade de gêneros é exatamente uma entre várias bandeiras que temos defendido desde o início de 2018, quando lançamos o Núcleo de Ações Afirmativas”.
A chegada do Bahia na luta pelos direitos das meninas também foi celebrada entre todas as equipes da Plan International Brasil: “Estamos muito felizes com essa parceria com o Esporte Clube Bahia, que abriu as portas do futebol para dar visibilidade para a causa das meninas”, diz Cynthia Betti, diretora executiva da Plan International Brasil.
Dias antes da partida, nossa Gerente de Projetos Sara Oliveira e a educadora social Valdiane Santos estiveram no clube e presentearam os jogadores com os livros da coleção A Revolução das Princesas, que convidou quatro escritoras e quatro ilustradoras para reescrever as histórias de Ariel, Rapunzel, Cinderela e Aurora. Os livros também serão vendidos nas lojas do Bahia.
Em breve, o clube também participará do movimento #MeninasOcupam, recebendo uma de nossas jovens para ocupar, por algumas horas, o cargo do gerente de comunicação do EC Bahia, Nelson Barros Neto.
“Acreditamos que o movimento #MeninasOcupam é o momento de mostrar à sociedade toda a potência das meninas. Este ano, queremos reforçar que os estereótipos negativos replicados pela sociedade e pela mídia se tornam obstáculos para que as meninas atinjam seu potencial máximo.”, reforça Cynthia Betti. Para saber mais sobre esse movimento, clique aqui.