Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081

MINI-DOCUMENTÁRIO “ESSA É MINHA VEZ” DESTACA A HISTÓRIA DE NOVE MENINAS BRASILEIRAS E SEUS DESAFIOS

Tempo de leitura: 2 minutos

MINI-DOCUMENTÁRIO “ESSA É MINHA VEZ” DESTACA A HISTÓRIA DE NOVE MENINAS BRASILEIRAS E SEUS DESAFIOS

Iniciativa da Plan International Brasil apresenta seus resultados após um ano de atividades.

Na próxima sexta-feira (29/01), será lançado em São Paulo o mini-documentário “Essa é Minha Vez!”, idealizado pela Plan International Brasil. No filme, nove meninas, das cinco regiões do Brasil, relatam diferentes experiências de vida abordando, sob suas perspectivas, questões de violência, desigualdade, preconceito, pobreza e exclusão.

O mini-documentário é resultado das ações do projeto “This is My Moment” (“Essa é minha vez!”), iniciativa da Plan International Brasil junto a parcerias globais, que teve início no ano de 2015, visando um maior envolvimento e visibilidade do papel das meninas no contexto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável firmados na Assembleia Geral da ONU no final do ano. As ações aconteceram simultaneamente em três países além do Brasil: Filipinas, Quênia e Paquistão.

“O filme visa inspirar outras meninas a serem protagonistas de suas próprias vidas, na busca de um mundo melhor, na luta por direitos e oportunidades. O nosso papel é ouvir e proporcionar novos espaços aos jovens, para que não estejam no lugar de ouvintes do processo de pensar”, afirma Ana Nery, assistente técnica do projeto “Essa é Minha Vez!”.

Inicialmente, foram realizados encontros locais de vinte meninas, entre 14 e 19 anos, em cada uma das cinco regiões brasileiras, nos estados do Maranhão, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará e Brasília. Nestes grupos, elas iniciaram a reflexão e o debate sobre a vida das meninas e seus direitos no País. Destes grupos locais foram escolhidas duas meninas de cada região para um encontro em Brasília onde duas meninas foram selecionadas para irem à Assembléia Geral da ONU, em Nova York: Luiza (17) e Irlane (17).

As duas jovens, Luiza (17) e Irlane (17), se juntaram a diversas meninas do mundo para pedirem aos líderes mundiais que colocassem os direitos das meninas na agenda do desenvolvimento pós 2015. Ao lado de outras sete meninas de três países (Filipinas, Quênia e Paquistão), as brasileiras entregaram a Declaração das Meninas do Brasil, que expressa a opinião de mais de 500 meninas, explicando que “as meninas são a chave para toda solução sustentável, e não será possível progredir sem elas”. No documento há reivindicações nas áreas de saúde, proteção, educação e profissionalização. Ele foi entregue à Presidente Dilma Rousseff e para governantes em Brasília.

O evento será aberto ao público e contará com a roda de conversa “Trajetórias que inspiram”, com as meninas do projeto “Essa é Minha Vez!”, e a presença de Anette Trompeter, diretora nacional da Plan International Brasil.

Lançamento do Mini-Documentário “Essa é Minha Vez!”

Quando: 29 de janeiro de 2016, às 19h

Onde: Cine Arte Livraria Cultura – Avenida Paulista, nº 2073, São Paulo (SP)