Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081

Estudo Transformando o Mundo – Meninas e jovens mulheres ativistas liderando a luta pela igualdade

Tempo de leitura: 2 minutos

meninas e jovens ativistas sorrindo deitadas em círculo na grama, representando união e liderança feminina na luta pela igualdade

Locais da Pesquisa

26 países participaram da pesquisa, entre eles, o Brasil

Responsável pelo Estudo

Plan International

O Poder do ativismo feminino

O poder do ativismo feminino passa pelo fortalecimento da igualdade e da educação transformadora de gênero. Meninas e mulheres quando estão engajadas para mudar a sociedade e conseguem fazer com que suas vozes sejam ouvidas adquirem a segurança que precisam para se tornarem protagonistas de uma nova história e vislumbrar um mundo mais justo e igualitário.

Uma das estratégias mais promissoras nesse sentido é incentivar sua participação ativa nos movimentos sociais. Foi com esse foco que a Plan International conduziu a pesquisa “Transformando o Mundo – Meninas e jovens mulheres ativistas liderando a luta pela igualdade”, que contou com a participação de mais de 1 mil meninas e jovens mulheres ativistas de 15 a 24 anos de 26 países, incluindo o Brasil. Entre as meninas, 840 participaram de uma abordagem quantitativa, mais de 200 foram entrevistadas diretamente por outras jovens ativistas e 57 fizeram parte de grupos focais de discussão.

O desafio de lutar por mudanças

Apesar do compromisso em reconhecer o valor das meninas, o estudo revela que o caminho do ativismo está longe de ser simples. Muitas enfrentam hostilidade dentro de suas próprias comunidades, são vítimas de abuso online e sofrem com repressões institucionais. Esses obstáculos não apenas testam sua resiliência, como também impõem riscos à sua integridade física e emocional. No entanto, a pesquisa também destaca que esses desafios não diminuem o desejo de transformação. Pelo contrário, elas seguem determinadas a mudar o mundo.

Impactos e perspectivas: O custo e a recompensa do ativismo

Mesmo diante das dificuldades, as jovens ativistas demonstram que sua luta tem valido à pena. Cerca de 95% das participantes relataram o impacto positivo do ativismo para suas vidas. A experiência de se engajar na transformação social fortalece sua autoconfiança, amplia sua visão de mundo e cria redes de apoio fundamentais para a continuidade da militância. O relatório também mapeia os principais fatores de sucesso e os obstáculos enfrentados, oferecendo um panorama essencial para quem deseja apoiar e ampliar esse movimento global de transformação liderado por meninas.

Para conhecer o Estudo na íntegra baixe o PDF, clicando no botão abaixo:


Para contribuir com os nossos projetos, faça agora a sua doação. É muito simples.

Seja protagonista da transformação na vida de tantas meninas, apoiando nossos projetos. Acesse nosso site e faça a sua doação:  Doação – Plan International Brasil. Muito obrigado!

Ilustração com um coração em forma de aperto de mãos e dois envelopes, simbolizando empatia, proteção e diálogo dentro da iniciativa Down To Zero.

Voltar para Estudos & Pesquisas