Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081

Estudo Mudanças Climáticas, gênero e idade

Tempo de leitura: 2 minutos

Palavras-chave:  

mudanças climáticas; gênero; educação; financiamento climático.  

Sobre o que é o estudo? 

Este relatório traz os destaques de duas pesquisas muito importantes realizadas pela Plan International no ano de 2023. Os relatórios “Mudanças Climáticas e Educação de Meninas: Barreiras, Normas de Gênero e Caminhos para a Resiliência” e “Abaixo da Meta: Enfrentando a Crise de Financiamento Climático para Crianças” foram desenvolvidos em um contexto em que os efeitos da crise climática se tornaram mais evidentes, com temperaturas recordes, tempestades, incêndios florestais, inundações e secas ocorrendo em várias regiões do mundo. 

O primeiro estudo reúne as experiências de 78 meninas de oito países. Todos os oito países do estudo (Benim, Brasil, Camboja, República Dominicana, El Salvador, Filipinas, Togo e Vietnã) enfrentam eventos climáticos extremos crescentes e seus impactos, que acentuam significativamente as desigualdades socioeconômicas preexistentes.  

Esta pesquisa tem como objetivo compreender como a educação climática influencia as opiniões de meninas sobre resiliência e o desenvolvimento das capacidades de adaptação. Assim, o diferencial deste primeiro relatório está em sua abordagem interseccional, que destaca gênero, geração, territorialidade e raça.  Essa abordagem proporciona uma visão mais detalhada dos impactos das mudanças climáticas, detalhes que estudos quantitativos em larga escala normalmente não conseguem captar. 

Para a Plan International, é essencial reconhecer que todas as crianças e adolescentes têm o direito universal de acessar e concluir uma educação inclusiva e de qualidade em todos os níveis. Entretanto, sabemos que, devido a normas sociais de gênero, muitas vezes as meninas necessitam de mais apoio para reivindicar e acessar a este direito.  

A Plan International considera não só os impactos das mudanças climáticas na educação e na liderança das meninas, mas também acredita que elas possam, por sua vez, promover a justiça climática e social de forma mais ampla. Dada a complexa relação entre as mudanças climáticas e seus efeitos na educação das meninas e suas capacidades de adaptação, é fundamental que a compressão dessas questões integre as perspectivas das próprias meninas.  

Sobre o nosso trabalho de pesquisa: 

O trabalho de pesquisa, realizado pela Plan International Brasil, tem como objetivo promover os direitos das crianças e avançar a igualdade de gênero e os direitos das meninas.  

Por meio de nossas publicações, nós auxiliamos na disseminação de conteúdo sobre as temáticas que trabalhamos e sobre os impactos que geramos nas comunidades onde atuamos. Nossas pesquisas e estudos buscam fornecer dados e insights valiosos que orientem políticas públicas e práticas sociais, ajudando a construir um ambiente mais justo e equitativo para todos. Sobretudo, nos esforçamos para engajar e capacitar as próprias meninas e suas comunidades, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e que suas necessidades e direitos sejam atendidos de maneira efetiva. 

Voltar para Estudos & Pesquisas