Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081

La League promove campanha Jogue Com Elas durante a Copa do Mundo Feminina de Futebol

Tempo de leitura: 3 minutos

20 de julho de 2023 - Tempo de leitura: 3 minutos

Com apoio do clube carioca Botafogo, projeto La League realiza campanha de conscientização nas redes sociais durante a Copa do Mundo Feminina de Futebol

Empoderar as meninas por meio do futebol. Este é o principal objetivo do projeto La League, que chega à sua segunda fase em São Luís, São José de Ribamar e Raposa, no Maranhão. A primeira fase do projeto, realizada em Codó e Timbiras, também no Maranhão, impactou mais de 800 meninas e ajudou a formar mais de 50 times de futebol feminino na região, que tem alta taxa de gravidez entre adolescentes. A iniciativa trabalha os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3, 5 e 10 e teve apoio da Fundação Cruyff e da organização holandesa Women Win.

Com a proximidade da Copa do Mundo Feminina de Futebol, que começa em 20 de julho, o La League realiza a campanha de conscientização Jogue com Elas nas redes sociais e conta também com o apoio do clube Botafogo de Futebol e Regatas, através da iniciativa A Hora Delas. Inspirada pelas temáticas abordadas no projeto, Vânia, uma das participantes da edição anterior do La League, se profissionalizou e hoje joga pelo sub-20 do clube carioca. “A partir da minha participação no La League, aprendi sobre igualdade e que nós meninas temos os mesmos direitos que os meninos. Isso foi a maior motivação para eu seguir meus sonhos”, conta a atacante.

Assista ao vídeo da campanha Jogue Com Elas:

La League e a prevenção da gravidez na adolescência

Por meio da metodologia “Campeãs e Campeões da Mudança”, o projeto La League apoia o empoderamento das meninas e jovens mulheres e promove o engajamento dos meninos e jovens homens para a mudança nas normas de gênero. Na primeira fase do projeto, mais de 500 meninos e cerca de 450 pais passaram pelas oficinas e se tornaram aliados da igualdade de gênero.

Na prática, a iniciativa tem no futebol uma ferramenta importante para capacitar as meninas na prevenção da gravidez não intencional na adolescência e do casamento infantil e para que elas sejam apoiadas pelos meninos, por seus pais e outros homens para que consigam alcançar todo o seu potencial e ir atrás de seus planos de vida.

“O Brasil ocupa atualmente a quinta posição no ranking de casamentos infantis em números absolutos e no Maranhão a taxa de natalidade é grande entre adolescentes. O projeto vem para mostrar que elas podem seguir outros caminhos. As jogadoras da Seleção Brasileira são uma inspiração para essas meninas, por isso a Copa do Mundo feminina tem total sinergia com a campanha Jogue Com Elas; queremos reforçar que as meninas podem estar em todos os lugares onde quiserem, inclusive nos campos de futebol”, diz Cynthia Betti, diretora executiva da Plan International Brasil.

No La League, as atividades com meninas e meninos de 12 a 17 anos acontecem em grupos separados, com a organização de equipes treinadas por voluntários nas comunidades. As meninas participam de cursos de arbitragem e são capacitadas para multiplicar os conhecimentos recebidos no projeto para mais meninas e meninos, especialmente sobre saúde sexual e reprodutiva, incluindo conhecimentos sobre o ciclo menstrual. Elas também são capacitadas para serem economicamente independentes e participam de formações em habilidades para a vida e empreendedorismo feminino. Algumas serão apoiadas inclusive com aportes de capital semente para que possam dar os primeiros passos em seus negócios.