Tempo de leitura: < 1 minuto
4 de dezembro de 2025 - Tempo de leitura: < 1 minutos
O relatório “Por um Planeta Onde Crianças e Adolescentes Cresçam Livres, Seguras e Respeitadas”,
elaborado pela Plan International Brasil, traz percepções de crianças, adolescentes e jovens sobre a crise climática, os impactos nos seus direitos e as aspirações das novas gerações por um futuro justo, seguro e sustentável.
A partir da metodologia das Mini-COPs, — desenvolvida pelo Instituto Alana com apoio do UNICEF —, adaptada aos ambientes onde a Plan Brasil implementa projetos, o relatório reúne as vozes de 80 crianças, adolescentes e jovens de cinco territórios — São Luís, Codó, Teresina, Salvador e São Paulo — representando oito projetos da organização. Nessas atividades, conduzidas entre agosto e setembro de 2025.
Participantes refletiram sobre liberdade, segurança, respeito e responsabilidade frente à crise climática, a partir da metodologia Árvore dos Sonhos, símbolo de um futuro desejado. Os resultados revelam que a crise climática é percebida pelas novas gerações como uma crise de direitos — que ameaça a educação, a saúde, a alimentação e a proteção de milhões de meninas e meninos.
No Brasil, 40 milhões de crianças e adolescentes estão expostas e expostos a pelo menos um risco climático. As consequências incluem impactos no desenvolvimento, insegurança alimentar, saúde mental e rupturas na rotina escolar.
Para acessar o material completo, faça o download.