Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081
Tempo de leitura: 4 minutos

30 de abril de 2025 - Tempo de leitura: 4 minutos

Projeto Escola de Liderança para Meninas

O projeto Escola de Liderança para Meninas trabalha com adolescentes e jovens de 13 a 19 anos no Maranhão, Piauí, Bahia e São Paulo, preparando-as para que sejam protagonistas de suas vidas e rompam com o ciclo de violência de gênero. Na Escola de Liderança, as meninas desenvolvem habilidades pessoais, conhecem seus direitos e participam ativamente como cidadãs, ações que contribuem para o crescimento e amadurecimento delas.

Sobre o Projeto

Empoderando meninas, quebrando tabus

As atividades do projeto incentivam a participação cidadã e promovem o direito a uma vida sem violências, abusos e desigualdade de gênero. Além disso, as meninas formadas tornam-se multiplicadoras de conhecimentos de “proteção para meninas” em suas comunidades.

A iniciativa recebeu o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo.

Quatro jovens mulheres participam de atividade em grupo ao ar livre, vestindo camisetas da campanha, sorrindo e interagindo de forma acolhedora.

Transformar comunidades e empoderar crianças

A Escola de Liderança para Meninas conta com diferentes apoios em cada região. Em 2022:

  • No Maranhão e em São Paulo, o foco foi na liderança e no protagonismo jovem.
  • No Piauí, uma edição especial com apoio da Barilla formou 199 meninas nos temas de igualdade de gênero e direitos, além de educação sobre higiene menstrual e saúde reprodutiva.
  • Em Codó e São Luís (MA), 120 meninas foram capacitadas em igualdade de gênero e direitos, com recursos obtidos pela venda dos livros da coleção A Revolução das Princesas.
Jovem sorridente posa em frente a contêineres de porto, simbolizando o futuro profissional e a autonomia incentivados pela Escola de Liderança para Meninas.

Até o momento, cerca de 57 mil meninas e meninos foram sensibilizados sobre igualdade de gênero e direitos por meio de ações lideradas pelas jovens formadas pelo projeto.

Proteger a saúde e a dignidade menstrual das jovens

Em 2022, o projeto chegou à Bahia para atuar na promoção da saúde e higiene menstrual. Ao longo do ano:

  • 321 pais, mães e responsáveis participaram de diálogos intergeracionais sobre dignidade menstrual, estigmas e tabus.
  • Mais de 60 mil pessoas foram alcançadas por campanhas sobre direitos sexuais e reprodutivos, dignidade menstrual e gênero.
Jovens aplaudem e sorriem durante evento de entrega de certificados no projeto Escola de Liderança para Meninas, celebrando novas conquistas.

O projeto também investiu no saneamento básico. Algumas ações realizadas incluem:

  • 67 jovens foram capacitados como educadores para multiplicar conteúdos sobre água, higiene e saneamento básico, contribuindo para empoderar comunidades.
  • Revitalização de banheiros escolares, beneficiando diretamente 653 estudantes.
  • Mais de 5 mil adolescentes participaram de workshops sobre higiene e lavagem de mãos.

Com essas iniciativas, o projeto rompe barreiras, transforma realidades e garante a proteção da criança e adolescente, promovendo igualdade de oportunidades e um futuro mais justo para todos.

Duas jovens fazem apresentação com microfone, usando camisetas ilustradas, durante atividade de liderança e empoderamento feminino.

Eu aprendi que nenhuma menina pode aceitar nenhum tipo de agressão e que todas as meninas têm direito às mesmas coisas que os meninos.”

Menina participante em São Luís

“Os desenhos ficaram lindos e gostei muito de ter um espelho em nosso banheiro, faz muita diferença.”

Mariana, 13 anos, Teresina

Confira no YouTube o vídeo do Projeto Escola de Liderança para Meninas:

Onde acontece?

O projeto da Escola de Liderança Para Meninas acontece atualmente no Maranhão, no Piauí e na Bahia.

Quem apoia?

A Escola de Liderança para Meninas conta com recursos de doações de pessoas físicas – doar para ONGS, de parcerias com empresas e organizações, e com parte da renda obtida com a venda da coleção de livros “A Revolução das Princesas”. Em Teresina (PI), a nova turma de 2022 tem o financiamento da Barilla. Em São Paulo, conta com recursos da Secretaria de Justiça e Cidadania e, em Salvador, recebe apoio da Kimberly-Clark.

Faça parte da mudança e transforme vidas

Se você acredita em um mundo justo e quer fazer a diferença, apoie nossa causa. Seja um protagonista da transformação na vida de tantas meninas. Acesse nosso site e faça a sua doação:  Doação – Plan International Brasil. Muito obrigado!

Ilustração com um coração em forma de aperto de mãos e dois envelopes, simbolizando empatia, proteção e diálogo dentro da iniciativa Down To Zero.