30 de abril de 2025 - Tempo de leitura: 4 minutos
Para que crianças e adolescentes cresçam em ambientes seguros e livres de violências, recebendo estímulos adequados e combatendo abusos e exploração, especialmente os baseados em gênero.
O Down to Zero tem como objetivo romper o ciclo de exploração e garantir a proteção contra violências, reduzindo o número de crianças vítimas ou em situação de risco de exploração sexual em comunidades de São Luís. Após passar pela Bahia, em 2023, o projeto chegou ao Maranhão para atuar em comunidades rurais e semiurbanas de São Luís, em especial as que ficam próximas de rodovias. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, há mais de 3.600 pontos de exploração sexual em rodovias federais do país.
A iniciativa promove o combate ao abuso infantil, fortalece políticas públicas e assegura os direitos das mulheres e das crianças, incentivando a igualdade de gênero.
Além disso, o projeto monitora as práticas de responsabilidade social do setor turístico, assegurando um ambiente mais seguro para meninas e adolescentes.
O Down to Zero é uma iniciativa global, que ocorre em 12 países da Ásia e da América Latina, no Brasil concentra esforços em São Luís (MA).
O investimento na educação e a criação de ambientes seguros são fundamentais para fortalecer meninas e adolescentes, garantindo que elas tenham acesso a direitos iguais no trabalho e na sociedade.
O Down to Zero é conduzido por uma parceria entre a ONG meninas ECPAT Brasil, CEDECA Bahia, a Plan Brasil e o Ministério das Relações Exteriores da Holanda, atuando em quatro pilares essenciais nas ações contra a exploração de crianças.
● Empoderar crianças – Assegurando que meninas e meninos conheçam os seus direitos e tenham voz ativa para romper ciclos de abuso e desigualdade.
● Empoderar comunidades – Criando espaços seguros onde mulheres e crianças sejam protegidas contra violência e exploração.
● Diálogo com o Governo – Incentivando políticas públicas voltadas para o combate à violência de gênero e promovendo a igualdade.
● Engajamento do Setor Privado – Envolvendo empresas no compromisso com o combate à exploração sexual, a igualdade de gênero e incentivando a presença de mulheres no poder para uma sociedade mais justa.
Promover ações contra a exploração de crianças faz do Down to Zero um projeto de importância única nos locais onde é implementado. Proteger a infância é essencial para garantir um futuro mais seguro e digno, para as crianças e para a sociedade como um todo.
Nesta segunda fase, o projeto atua nas áreas periféricas da cidade de São Luís (Vila Maranhão, Vila Nova República, Maracanã e Itapera). Na primeira fase o projeto atuou em área em cinco municípios do estado da Bahia: Salvador, Camaçari, Ilha de Itaparica (Vera Cruz e Itaparica) e Mata de São João.
Confira no YouTube o vídeo, documentário, do Projeto Down To Zero:
O Down To Zero é uma iniciativa da Plan International em parceria com o Ministério das Relações Exteriores da Holanda.