30 de abril de 2025 - Tempo de leitura: 4 minutos
Para que meninas e jovens mulheres tenham controle sobre suas vidas e seus corpos, tomando decisões informadas sobre suas identidades e suas relações.
A inauguração dos novos poços do Projeto Água, Saúde e Vida contou com a participação de 1.125 pessoas, representando um avanço significativo no saneamento básico, no acesso à água potável e na sustentabilidade das comunidades envolvidas.
O projeto, que tem como essência proteger meninas em diversos aspectos de suas vidas, também desempenha um papel socioeducativo para meninos, jovens e adultos. Ele promove educação ambiental, sustentabilidade e contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), impactando positivamente comunidades em situação de vulnerabilidade.
Com foco na construção de poços artesianos, revitalização e ampliação de redes de abastecimento de água, o Água, Saúde e Vida entregou quatro novos poços artesianos nas comunidades de Bacabinha, Boqueirão dos Vieiras, Cajazeiras e Montevidéu, beneficiando áreas rurais, semiurbanas e quilombolas em Codó, Maranhão.
A iniciativa rompe barreiras sociais e econômicas ao garantir acesso à água potável, reduzindo desigualdades e promovendo uma sociedade equalitária. Além disso, o projeto incentiva hortas comunitárias, fortalecendo a nutrição local e possibilitando uma fonte de renda para famílias, inclusive com o fornecimento de alimentos para a merenda escolar. Em 2023, as hortas já atendidas anteriormente receberam 95 visitas de acompanhamento técnico.
O projeto promove a dignidade menstrual, já que ter água em casa é essencial para meninas e mulheres realizarem higiene pessoal. Proporciona o acesso a sistemas de água limpa, apoio ao cultivo de hortas comunitárias e difusão de conhecimento sobre higiene, saúde e igualdade de gênero. Esses são os principais objetivos do Água, Saúde e Vida. Como resultados, 9.137 pessoas foram diretamente beneficiadas com acesso à água corrente limpa.
O Água, Saúde e Vida é financiado pelo NORMA Group, Foundation Center e Plan International da Alemanha, destacando-se como um projeto de alto impacto social. Em reconhecimento ao seu papel na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, recebeu o prêmio Estratégia ODS Brasil 2022, vencendo na categoria Organizações da Sociedade Civil.
A iniciativa segue transformando vidas e fortalecendo comunidades em diversas regiões, incluindo Timbiras, reafirmando seu compromisso com um futuro mais sustentável e com um mundo equitativo, uma sociedade equalitária, alinhado aos 17 ODS da ONU.
Confira o no YouTube o vídeo do projeto Água, Saúde e Vida:
Canto do Coxo, Boqueirão dos Vieiras, Bacabinha e Montevidéu – no município de Codó/MA – e Horta, no município de Timbiras/MA. Acompanhamento técnico de hortas, feiras escolares e intercâmbios em Independência (Peritoró/MA), Axixá e São Benedito dos Colocados (Codó/MA).
Financiado pela Foundation Center e NORMA Group. Também recebe apoio das Secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente dos municípios de Codó/MA, Timbiras/MA e Peritoró, do Serviço Autônomo de Água de Codó/MA e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Codó.