Plan International Brasil 11 4420.8084

SEMINÁRIO SOBRE TRABALHO JUVENIL EM RECIFE

Reading Time: 2 minutes

SEMINÁRIO SOBRE TRABALHO JUVENIL EM RECIFE

O evento foi uma iniciativa da Plan International Brasil e visa formar aliança estratégica pelo trabalho decente para juventude.

Com o objetivo de integrar empresas, poder público, organizações sociais e unidades educativas para a formação de uma Aliança Estratégica pelo Trabalho Decente e Empoderamento Econômico de Jovens na Região Metropolitana do Recife, a Plan International Brasil, junto com a Prefeitura da Cidade do Recife, o Governo de Pernambuco e parceiros promoveram no dia 4 de maio, no auditório do Senac Pernambuco, o Seminário sobre Trabalho Juvenil: Pela Construção de Soluções Compartilhadas.

Atualmente os jovens são a maioria da população brasileira e uma importante força de trabalho para o país, mas são também os mais afetados pelo desemprego. Enquanto a taxa média de desemprego é de 13,4%, entre os jovens essa taxa atinge 25,7% (IBGE, 1º Tri 2017). Conclui-se que, se a conquista de um emprego é um desafio para um adulto, é ainda mais difícil para esta parcela da população.

Baseado nisso, a Aliança Estratégica pelo Trabalho Decente e Empoderamento Econômico de Jovens na Região Metropolitana do Recife visa não apenas ser um espaço de articulação e interlocução entre as empresas, sociedade civil e o governo para a promoção do acesso do jovem ao mercado de trabalho em postos de trabalho decente, mas também de contribuir para a redução das desigualdades sociais, principalmente entre os jovens em situação de vulnerabilidade social.

E para fomentar e contextualizar o cenário atual, o evento promoveu uma palestra com a socióloga e pesquisadora sobre o tema da juventude Helena Abramo, que atuou na Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) e contribuiu fortemente com a construção da Política Nacional de Juventude no país. Além de contar com mais dois importantes painéis: um com foco na experiência das empresas na inclusão de jovens em seus quadros e o segundo sobre as políticas públicas de promoção do emprego juvenil em nível Federal, Estadual e Municipal.

Para Polyanna Magalhães, gerente do Projeto Jovens Construindo o Futuro, conformar uma Aliança Estratégica pelo Trabalho Juvenil significa potencializar esforços para superação de um problema mundial que é o desemprego Juvenil. “O acesso ao mercado de trabalho pelos jovens estará fundametado em uma concepção ampla de construção social, direito e política pública direcionados para a formação de cidadania e de autonomia dos e das jovens trabalhadores(as)” afirma.

O seminário, contou com o apoio do SENAC, SENAI, ESPRO, Escola Dom Bosco e Escola Técnica Maurício de Nassau.

Compartilhar com o universo
X