Plan International Brasil 11 4420.8084

PROJETO GRATUITO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA ARENA DAS DUNAS ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Reading Time: 3 minutes

PROJETO GRATUITO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA ARENA DAS DUNAS ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

 

Curso de Eletricista recebe inscrição até o dia 24/07. Vagas são limitadas

 

O projeto ‘Gols para uma Vida Melhor’, iniciativa da Plan International Brasil em parceria com a Arena das Dunas, AkzoNobel, TUI Nederland e Amsterdam Arena está com inscrições abertas para o curso de Eletricista. Os interessados em participar das novas turmas devem se inscrever até 24/07, no Centro de Formação na Arena das Dunas, em Natal (RN). São 30 vagas disponíveis. Até o fim de 2015 pretende-se realizar a formação para 200 jovens. A meta é que, até 2017, seja promovida a formação profissional e o empoderamento econômico de 550 jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, especialmente as mulheres. Em setembro, o projeto deve abrir novas inscrições.

Iniciado em 2013, o projeto capacitou cerca de 150 jovens que trabalharam no estádio durante a Copa do Mundo. Em sua segunda etapa, como um legado do Mundial, buscou oportunidades de emprego e o empoderamento econômico dos jovens a partir de uma pesquisa de mercado e de parcerias estratégicas com empresas. Agora, oferece cursos técnicos com módulos sobre habilidades para a vida e o encaminhamento de jovens ao mercado de trabalho. Ações de coaching, visitas a governos, empresas e associações de classe fazem parte das atividades.

Alguns jovens já têm alcançado importantes resultados para a sua vida, como é o caso de Marrátima Dayanna, 22 anos. Após algumas semanas no curso de Auxiliar Administrativo, a jovem foi chamada para uma entrevista de estágio. Há aproximadamente um mês, foi efetivada e faz parte da equipe Catering da Arena das Dunas.

“O ano de 2015 está sendo um dos mais produtivos da minha vida. Esse curso me fez ter maior percepção sobre minhas capacidades e habilidades, que até então desconhecia. Fui vetada várias vezes e por isso não desenvolvi os meus potencias. Tudo isso me deu mais força e vontade de nunca desistir. Trabalhar na minha área era minha grande expectativa. Agarrei esta oportunidade e hoje me sinto realizada. Por muitas vezes não foi fácil, mas o gosto da conquista e o que antes tinha como “impossível” me faz ser uma pessoa lisonjeada e grata por tudo que está acontecendo. Creio que muitas vitórias estão por vir”, vislumbra a jovem.

O Centro de Formação na Arena das Dunas conta com uma sala de aula para até 40 pessoas, uma estação de trabalho com 10 computadores e um local para a coordenação do projeto. A estrutura básica (parte elétrica, piso, teto, acesso à internet) foi feita pela Arena das Dunas e todo o mobiliário e equipamentos foram adquiridos pelo projeto.

 

COMO FUNCIONA

 

Primeiramente, o projeto verifica com o próprio jovem quais são as áreas de qualificação profissional que ele mais se identifica e, consequentemente, qual atuação no mercado de trabalho que pretende seguir. Os cursos disponibilizados contam com a parceria de entidades de qualificação profissional, como SENAI e Centro de Formação Dom Bosco, e são resultado do Market Scan, realizado pela Accenture Brasil na região Metropolitana de Natal.

São oferecidos módulos de habilidades para a vida, com duração de 40 horas, que visam o autoconhecimento dos jovens e informações sobre educação financeira, elaboração de currículos, questões trabalhistas e sociais como gênero, racismo e estereótipos da sociedade. Após estes módulos, os jovens participam de cursos de qualificação profissional básica, com duração entre 160 e 200 horas, são: Almoxarife de obras, Auxiliar Administrativo, Recepcionista, além de cursos da área de Construção Civil, Hotelaria e Tecnologia.

“Estamos falando de um importante legado da Copa do Mundo de 2014. Capacitando esses jovens oferecemos não apenas conhecimento e oportunidades de emprego, mas também contribuímos para sua auto-estima e para a vida. Jovens bem preparados significam um melhor desenvolvimento para a região”, afirma Luciano Junior, coordenador do projeto Gols para uma Vida Melhor.

INSCRIÇÃO PARA O PROJETO “GOLS PARA UMA VIDA MELHOR”
QUANDO: ATÉ 24/07
HORÁRIO DE INSCRIÇÃO: DAS 8H30 ÀS 16H30
LOCAL DA INSCRIÇÃO: AV. PRUDENTE DE MORAIS, 5121 – LAGOA NOVA – NATAL (RN) – CEP 59064-625 – ARENA DAS DUNAS – CENTRO DE FORMAÇÃO
SELEÇÃO: 25/07
CURSOS: HABILIDADES PARA A VIDA E ELETRICISTA
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: CÓPIAS DE RG, CPF, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA E COMPROVANTE DE ESCOLARIDADE, FOTO 3X4.
REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO: TER ENTRE 17 E 29 ANOS; ESTAR CURSANDO OU TER CONCLUÍDO O ENSINO MÉDIO; TER DESEJO DE SE INSERIR NO MERCADO DE TRABALHO.
PERÍODO DOS CURSOS:
HABILIDADES PARA A VIDA 40H: 03 A 14 DE AGOSTO DE 2015
CURSO ELETRICISTA 160H: 17 DE AGOSTO A 09 DE OUTUBRO DE 2015
HORÁRIO: 13H ÀS 17H
VAGAS LIMITADAS

Compartilhar com o universo
X