Plan International Brasil 11 4420.8084

PLAN INTERNATIONAL BRASIL CELEBRA O DIA DA MULHER EM TERESINA

Reading Time: 2 minutes

PLAN INTERNATIONAL BRASIL CELEBRA O DIA DA MULHER EM TERESINA

Diversas ações aconteceram na cidade para refletir sobre os diretos da mulher

Com o objetivo de ampliar as discussões e de informar Teresina sobre a Igualdade de Gênero, a Plan International Brasil realizou uma série de ações para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

Iniciando as ações na terça-feira, Dia Internacional da Mulher (08/03), panfletos e cartazes foram distribuídos e exibidos no semáforo da Av. Frei Serafim, durante a Blitz Social. O material distribuído é da campanha “Quanto Custa a violência sexual contra as meninas?”, de conscientização sobre o tema e com informações sobre como identificar e denunciar esse tipo de agressão.

Também houve a oficina “Eu sou como uma flor”, na Comunidade de Santa Luz, sobre violência doméstica. No encontro, cerca de 50 meninas e mulheres fizeram um resgate sobre como a mulher se percebe na sociedade e como gostaria de ser vista futuramente.

Também houve a exibição do minidocumentário “Essa é a minha Vez”, que mostra a história de nove meninas, das cinco regiões do Brasil, que relatam diferentes experiências de vida abordando, sob suas perspectivas, questões de violência, desigualdade, preconceito, pobreza e exclusão.

Na quarta-feira (09/03), aconteceu um bate-papo entre a Viviana Santiago, especialista em Gênero da Plan International Brasil, e representantes da Prefeitura Municipal e da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres – vinculado a SEMEC.

Para fechar as ações, Viviana também participou de uma palestra sobre “Gênero e inclusão no Mundo do Trabalho”, durante a “I Atividade Educativa e Cultural – Refletir conquistas e desafios na condição das mulheres”, que acontecerá no Instituto Tecnológico Federal de Piauí – IFEDCTEC. Viviana trouxe experiências do Projeto Geração, da Plan.

“O Dia Internacional da Mulher é um dia importante para lembrar e notabilizar as conquistas que as mulheres vêm alcançando a partir de muita luta, há muitos anos”, afirma Viviana. “No entanto, ainda há muito que conversar e difundir sobre a igualdade de gênero. Todas estas atividades são uma oportunidade de ampliar este entendimento”.

DIA MUNICIPAL DA MENINA

A cidade de Teresina acabou de dar um passo importante, instituindo o Dia Municipal da Menina, que será comemorada no dia 11 de Outubro, com a aprovação da Lei 4.862/2016, se tornando a primeira capital do Brasil a estabelecer a data.

Como resultado dos esforços da Plan para mobilizar governos e Estados sobre o tema, em 2012 a ONU instituiu em Assembleia Geral, o Dia Internacional da Menina, estabelecido no dia 11 de outubro. O primeiro município do Brasil a reconhecer o dia municipal da menina foi Codó (MA).

Compartilhar com o universo
X