4 de novembro de 2024 - Tempo de leitura: 3 minutos
Mais de 100 meninas participantes de projetos participaram das ocupações
Em 2024, mais uma vez, a Plan International Brasil mostrou a capilaridade de suas ações, por meio do movimento #MeninasOcupam, realizado como parte das ações do Dia Internacional da Menina, em 11 de outubro. Isso porque, as atividades representam um momento simbólico, porém especial, para diversas meninas e adolescentes participantes dos projetos que a Plan Brasil realiza São Luís, Codó, Salvador e São Paulo.
Ao todo, mais de 100 meninas, em diferentes momentos das 37 ocupações, estiveram em espaços públicos e privados de importantes instituições e órgãos estaduais e municipais locais, além de ocupações online no perfil de embaixadoras da causa. O principal objetivo é chamar a atenção para a importância de promover espaços em que meninas e jovens mulheres possam ocupar, em prol da igualdade de gênero, evidenciando a capacidade de todas as meninas de estarem onde quiserem e de moldarem o mundo.
Pode-se citar a ocupação realizada no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), no dia 11 de outubro, onde 15 adolescentes – do Programa Adolescente Saudável (PAS) e Pontes para o Futuro – puderam realizar uma visita guiada pelo Palácio e, três das jovens presentes, ocuparem as funções de presidente do tribunal, vice-presidente do tribunal e desembargadora, respectivamente. Com o envolvimento de diversos funcionários e setores judiciários internos, as 3 meninas foram empossadas e, junto das demais, participaram ainda de uma roda de conversa no salão principal do órgão. Essa iniciativa foi acompanhada de perto por uma equipe da Rede Globo, que transmitiu o evento no SPTV 2ª edição no mesmo dia.
Na Bahia, as meninas tiveram a oportunidade de conhecer a multinacional Kimberly Clark, em Camaçari, na região metropolitana. Ainda no mesmo estado, mas em Salvador, foram no Ministério Público, na industrial Chlorum Solution e Universidade Federal da Bahia, entre outros, por exemplo. Ainda no Nordeste, mas em Teresina, podemos destacar a ocupação realizada na Defensoria Estadual do Piauí.
Em São Luís do Maranhão as meninas foram para o Ministério Público Estadual e o Instituto Federal, para citar duas ocupações marcantes. Ainda realizaram um Festival temático com o objetivo de construir um espaço onde as meninas e jovens mulheres pudessem se expressar, dialogar e reivindicar seus direitos. Em Codó, no interior do mesmo estado, podemos citar a visita também na Chlorum Solution local e na OAB da cidade.
Nesta edição do #MeninasOcupam ainda participaram empresas como Nívea, AstraZeneca, Metrô SP, CPTM, Instituto Moreira Salles, Consulado da Finlândia, Petro Recôncavo, entre outras, que abriram suas portas e assumiram o compromisso de contribuir com a igualdade de gênero.
Além de todas essas incidências, a Plan International Brasil realizou o envio de mais de 50 kits com camisetas, agendas, bottons e demais acessórios para suas Embaixadoras e apoiadores da causa. Entre elas, a apresentadora Ana Paula Padrão realizou a gravação de um vídeo para seu Instagram sobre o Dia da Menina, contando um pouco do histórico da data e ressaltando a importância da igualdade de gênero, com a camiseta da Plan Brasil, para os seus mais de 1,3 milhão de seguidores.
Criado em 2012 pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), o Dia da Menina é uma data que visa celebrar os avanços realizados na promoção dos direitos das meninas, além de chamar a atenção sobre a real necessidade de eliminar as desigualdades de gênero no mundo inteiro.
No Brasil, esse dia é marcado pelo movimento #MeninasOcupam, idealizado e realizado pela Plan International Brasil. Nesta data, meninas participantes dos projetos da organização assumem por algumas horas posições de liderança em empresas, órgãos públicos e outras instituições. Assim, elas desafiam as premissas que determinam, prejudicialmente, sobre o que podem e devem fazer, e nos mostram quão capazes elas são para ocupar todo e qualquer espaço de poder que quiserem.