30 de junho de 2025 - Tempo de leitura: 2 minutos
A Plan International Brasil lançou, em de junho, a campanha “Turismo Legal é sem exploração sexual”, cujo objetivo é promover um turismo responsável e livre de qualquer forma de exploração sexual contra crianças e adolescentes no estado do Maranhão, principalmente em regiões turísticas.
Estão previstas, no decorrer da iniciativa, ações de sensibilização em períodos festivos nas cidades do estado e durante as férias, além da realização de palestras e workshops para conscientizar a população sobre a importância do turismo responsável. Outra estratégia da campanha será a formação de colaboradores do setor de turismo, com a inclusão de materiais educativos e guias de boas práticas para serem utilizados no dia a dia desses profissionais.
A ação faz parte do projeto Down To Zero (DTZ), que busca romper o ciclo de exploração e garantir a proteção contra violências, reduzindo o número de crianças vítimas ou em situação de risco de exploração sexual em comunidades de São Luís. A iniciativa promove o combate ao abuso infantil, fortalece políticas públicas e assegura os direitos das mulheres e das crianças, incentivando a igualdade de gênero, além de monitorar as práticas de responsabilidade social do setor turístico, assegurando um ambiente mais seguro para meninas e adolescentes.
O evento de abertura contou com a com presença de representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), da Associação de Microempresários do Ramo de bares e restaurantes da avenida litorânea e Aprendizagem (ASLIT), do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (SEHAMA) e do Sindicato das Agências de Viagens (ABAV) e a participação de cerca de 60 pessoas envolvidas direta e indiretamente na implementação da campanha.
Cenário nacional
O Brasil tem sido considerado um dos destinos mais procurados para passeios. Dados do Ministério do Turismo revelam que, só no primeiro trimestre desse ano, o país registrou a maior entrada de visitantes estrangeiros de toda a sua história, com 3.739.649 turistas, um aumento de 47,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já no Maranhão, em 2024, houve um aumento de 8% no número de desembarques em comparação com o ano anterior, segundo o Observatório do Turismo do Maranhão.
Um levantamento realizado pela Plan Brasil, com participação de profissionais da rede na região, mostra que os principais pontos de exploração sexual são postos de gasolina, frequentados por caminhoneiros e hotéis onde homens se hospedam. Além disso, foram mencionadas áreas litorâneas, rodoviárias, regiões turísticas, bares, casas noturnas e a região central de São Luís. A exploração também se estende ao ambiente digital, onde adolescentes podem ser abordados por meio de plataformas como Instagram, Facebook e TikTok.