Plan International Brasil 11 4420.8084

O CASAMENTO INFANTIL NO BRASIL FOI DISCUTIDO NA TV

Reading Time: < 1 minute

O CASAMENTO INFANTIL NO BRASIL FOI DISCUTIDO NA TV

A Plan International Brasil esteve com a GloboNews em campo para falar sobre como, onde e por que ocorrem casamentos infantis no país

O casamento na infância é uma realidade no Brasil. Um levantamento do Banco Mundial mostra que nosso país tem o maior número de casos de casamento infantil da América Latina e é o quarto lugar no ranking mundial. No Brasil, 36% da população feminina se casa antes dos 18 anos. Dados e estudos apontam que na América Latina, incluindo o Brasil, casamentos deste tipo são, em sua maioria, consensuais e informais, envolvendo homens adultos e meninas na fase da infância e adolescência.

A Plan International Brasil esteve com a GloboNews em campo para falar sobre esse problema. Veja aqui um trecho do especial, que foi ao ar no dia 07 de Maio, 20h30, na GloboNews. Assista ao especial completo aqui.

Ainda que apresentem contextos de poder de um cônjuge sobre o outro e limitações socioeconômicas, estes casamentos têm diferenças com outros lugares onde a prática ocorre, como países do Sul da Ásia e da África Subsaariana (onde as uniões são mais ritualizadas e formais).

Em 2015, a Promundo lançou, em parceria com a Plan International Brasil e a Universidade Federal do Pará, a pesquisa “Ela vai no meu barco – Casamento na infância e adolescência no Brasil”. Além de dados e análises sobre o tema, a pesquisa traz conclusões e recomendações para que o casamento na infância e na adolescência seja prevenido e erradicado no país – que apresenta um alto índice de incidência de casamentos na infância e adolescência em números absolutos se comparado a outros países.

Compartilhar com o universo
X