3 de dezembro de 2024 - Tempo de leitura: 3 minutos
Saiba por que a data é comemorada e a importância para se falar de Solidariedade
Você conhece o Dia de Doar? Uma campanha global, há 11 anos no Brasil, um movimento do bem na busca em fomentar a cultura da generosidade, do impacto coletivo e que vem inspirando pessoas a contribuírem para causas sociais.
Importante logo aqui no começo ressaltar: DOAR é um ato que vai muito além do investimento financeiro, é sobre criar e sermos pontes para transformar a sociedade, para a redução da desigualdade, e assim todas as pessoas viverem em um mundo mais seguro, justo e pacífico.
Doar é um ato de solidariedade, uma oportunidade de se reconectar com o propósito de contribuir para o presente, no dia a dia por um mundo melhor. Hoje vivemos em um mundo, que ao olharmos para o nosso lado, ao abrir o celular, ver as notícias do cotidiano , nos deparamos e sentimos que a crise e a desigualdade, não estão tão longe, está diariamente presente em nossas mãos. Diante desses cenários, a doação é uma maneira poderosa de gerar mudança e esperança!
Estudos, como de Harvard Business School publicado na Current Directions in Psychological Science, mostram que doar não só impacta e melhora a sociedade, mas também gera bem-estar para quem pratica, nós mesmos, em nossa saúde mental – está associada à redução do estresse e ao aumento da felicidade, sentimento de realização e missão de vida.
O Dia de Doar, neste ano em 03/12, é um convite para todas as pessoas se unirem, globalmente, por uma grande onde do bem! Cada contribuição faz a diferença, é parte essencial para somar ao movimento de transformação. Acreditar e abraçar a cultura de doação, enquanto pessoa física, é investirmos em um mundo mais equitativo e humano. Para as empresas, participar dessa data é uma oportunidade de engajar e aumentar a satisfação dos colaboradores, conexão mais autêntica com clientes e outros stakeholders em uma causa significativa, gerando senso de propósito e comprometimento, gerando impactos positivos que vão além do balanço financeiro.
Segundo o Fórum Econômico Mundial faltam 134 anos para acabarmos com as desigualdades, 5 gerações para um mundo com mais equidade, igualdade e justiça social. Podemos esperar esse tempo todo? Atualmente, cerca de 32 milhões de crianças e adolescentes vivem em situação de pobreza no Brasil.
Além disso, o Censo GIFE 2020, mostra que a Cultura de Doação está pouco presente entre investidores sociais privados. Entre os institutos, fundações e empresas respondentes da pesquisa, apenas 27% são mais financiadores de projetos e iniciativas.
Ao investir em causas sociais voltadas para a infância, as pessoas doadoras contribuem diretamente para um ciclo virtuoso de transformação social, ajudando a romper ciclos de pobreza e violência. Que significa dar suporte a ONGs que trabalham com essa geração que enfrenta desafios imensos, incluindo a violência, direitos não respeitados, falta de acesso à educação, desigualdade e fome. Apoiar essas causas é investir no agora, oferecendo a essas crianças oportunidades de crescimento, educação e segurança, condições essenciais para que elas possam construir um futuro digno e produtivo.
No Brasil, muitas ONGs e instituições, como a @Plan International Brasil, voltadas para o apoio à infância dependem de doações para continuar seus trabalhos. Essas instituições desenvolvem projetos, ações e programas para empoderar crianças, adolescentes e suas comunidades, para que adquiram competências e habilidades que os ajudem a transformar suas realidades.
Doar é muito mais que um ato pontual! É uma escolha e investimento para a vida e um compromisso com um presente justo, de constante transformação e evolução para um futuro melhor para todas as pessoas.
Neste Dia de Doar, meu convite você é para refletir sobre o poder transformador que tem em suas mãos e ter você como parte desse movimento faz toda a diferença! Afinal, todos nós temos algo para oferecer, e toda doação importa.