DIA DO BRINCAR 2016
Para comemorar o dia dedicado a esse direito das crianças, a Plan Internacional Brasil realizou atividades que envolveram mais de mil participantes, em São Paulo.
30 de maio de 2016 - Tempo de leitura: 3 minutos
Para comemorar o dia dedicado a esse direito das crianças, a Plan Internacional Brasil realizou atividades que envolveram mais de mil participantes, em São Paulo.
Brincar, ouvir histórias, dançar: mais do que atividades voltadas ao lazer, são ações fundamentais para o aprendizado, para a interação social e para o fortalecimento de laços. Por acreditar nessas ideias e compreender a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças, a Plan Internacional Brasil, em parceria com a NIVEA, desenvolve o projeto Famílias que Cuidam.Por meio de atividades variadas, como oficinas, capacitações, palestras e eventos, o projeto fortalece todos os atores presentes na vida das crianças para que se tornem estimuladores do desenvolvimento de habilidades e competências de meninos e meninas.
Realizado no município de Itatiba (SP) e no bairro do Capão Redondo, em São Paulo, o projeto busca melhorar o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos por meio de ações intersetoriais direcionadas ao fortalecimento das competências familiares, envolvendo crianças, mães, pais, cuidadores, profissionais da saúde e da educação e comunidades.
Em maio, quando se comemora mundialmente o Dia do Brincar, o projeto Famílias que Cuidam realizou uma série de ações nas comunidades do bairro Capão Redondo e da cidade de Itatiba que envolveram 1.065 pessoas, entre crianças e adultos, em oficinas de confecção de brinquedos, de músicae de contação de histórias, jogos, brincadeiras tradicionais, cortejo musical e intervenções circenses.
Ao brincar, as crianças desenvolvem sua criatividade e imaginação, exercitam comportamentos e elaboram conflitos em relação ao mundo.
“Ao brincar, as crianças desenvolvem sua criatividade e imaginação, exercitam comportamentos e elaboram conflitos em relação ao mundo. As noções de solidariedade, companheirismo, empatia, inclusão social, confiança e respeito aos limites do outro são adquiridas na infância por meio do brincar. E isso significa a formação de cidadãos mais integrados e comprometidos com uma sociedade mais justa e mais humana”, enfatiza a gerente do projeto Famílias que Cuidam, Mariângela Carocci.
Desde o seu início, em 2014, o projeto já beneficiou mais de 14 mil pessoas.
O Dia Mundial do Brincar, comemorado em 28 de maio, foi instituído pela Unesco, em 1999, para chamar a atenção para o direito de brincar, mobilizando pais, educadores e a sociedade sobre a importância que asbrincadeiras têm para o desenvolvimento integral da criança.
O brincar sempre esteve presente na história da humanidade.Dada a sua importância parao desenvolvimento infantil, nasúltimas décadas o brincar seconfigurou como um direitogarantido em documentos, tantono âmbito internacional, taiscomo a Declaração Universal dosDireitos da Criança, adotada eproclamada pela Assembleia Geraldas Nações Unidas em 1948, e aConvenção dos Direitos da Criançada ONU, aprovada na Resolução44/25; quanto no âmbito nacional,com o Estatuto da Criança e doAdolescente (Lei 8.069), em vigordesde 1990.
Ao brincar, as crianças negociam,fazem escolhas, opinam, encantam-se, alegram-se e aprendema conviver com as diferenças. Logo,elas vivenciam a solidariedade,a alegria, a justiça, a frustração,a coconstrução de regras eresponsabilidades e a participaçãoinfantil, que serão fundamentais parao seu desenvolvimento socioafetivo,ético, político e moral.
O projeto Famílias que Cuidam está estruturado em três eixos de trabalho que têm na família o cenário facilitador:
Veja as fotos do Dia do Brincar aqui!