Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081

Relatório Luz – Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 

Tempo de leitura: 3 minutos

Capa do VIII Relatório Luz da Sociedade Civil para a Agenda 2030, com destaque para rostos de pessoas indígenas e elementos gráficos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Locais da Pesquisa

Brasil

Responsável pelo Estudo

Plan International Brasil

Sobre o Estudo

Desafios para garantir políticas públicas de enfrentamento à pobreza

O Relatório Luz, elaborado pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, apresenta um panorama sobre os avanços e retrocessos das políticas públicas no país. A erradicação das desigualdades e combate à pobreza, são desafios centrais para o Brasil alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030.

Essa iniciativa reúne 59 ONGs – incluindo a Plan Brasil – além de movimentos sociais, fóruns, redes, fundações e federações. Seu objetivo é analisar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil e propor ações necessárias para que o país cumpra as metas globais até 2030.

O Brasil e os ODS: avanços lentos e desafios urgentes

O relatório aponta que, apesar de alguns esforços para retomar o compromisso com a Agenda 2030, os dados ainda refletem um retrocesso em áreas fundamentais, como proteção social, saúde  e educação. Entre as metas acordadas, o Brasil tem: 

  • 168 metas 
  • 58 (34,52%) tiveram progresso insuficiente. Apenas 13 (7,73%) evoluíram de forma satisfatória.

Igualdade de gênero e empoderamento feminino (ODS 5)

O ODS 5, que busca erradicar desigualdades de gênero e garantir o empoderamento de mulheres e meninas, teve algumas conquistas, como a retomada de políticas públicas voltadas às mulheres, recriação do Ministério das Mulheres, criação de indicadores para promoção dos direitos das mulheres no Plano Plurianual e aprovação de leis importantes, como a que estabelece igualdade salarial entre homens e mulheres.

No entanto, os avanços ainda são limitados devido à falta de investimento adequado, o ODS 5 é o que recebe menos recursos do BNDES (Banco de Nacional de Desenvolvimento), com apenas 60% do orçamento previsto sendo executado.

Proteção social, saúde e educação: pilares para o desenvolvimento inclusivo

Para garantir um desenvolvimento inclusivo, é essencial fortalecer políticas de proteção social, saúde e educação. Sem investimentos nessas áreas, as desigualdades persistem e dificultam a construção de uma sociedade justa.

O que precisa ser feito?

  • Aumentar os investimentos financeiros;
  • Executar com eficiência os recursos e monitoramento contínuo das políticas públicas;
  • Promover ações que garantam a inclusão, respeitando a diversidade e as interseccionalidades;
  • Garantir direitos para todas as pessoas, com foco em meninas, mulheres e crianças e comunidades vulneráveis.

Objetivo do nosso trabalho de pesquisa

O trabalho de pesquisa, realizado pela Plan International e Plan Brasil, tem como objetivo promover a igualdade de gênero, direitos das meninas, mulheres, crianças e adolescentes.

Por meio de nossas publicações, auxiliamos na disseminação de conteúdo sobre as temáticas que trabalhamos e sobre os impactos que geramos nas comunidades onde atuamos. 

Nossas pesquisas e estudos buscam fornecer dados e insights valiosos que orientem políticas públicas e práticas sociais, ajudando a construir um ambiente justo e equitativo para todas as pessoas.

Sobretudo, nos esforçamos para engajar e capacitar as próprias meninas e suas comunidades, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e que suas necessidades e direitos sejam atendidos de maneira efetiva. 

Conheça o Estudo Relatório Luz na íntegra, clicando no botão abaixo:


Para contribuir com os nossos projetos, faça agora a sua doação. É muito simples.

Seja protagonista da transformação na vida de tantas meninas, apoiando nossos projetos. Acesse nosso site e faça a sua doação:  Doação – Plan International Brasil. Muito obrigado!

Ilustração com um coração em forma de aperto de mãos e dois envelopes, simbolizando empatia, proteção e diálogo dentro da iniciativa Down To Zero.

Voltar para Estudos & Pesquisas