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11 de dezembro de 2023 - Tempo de leitura: 3 minutos
Benim, Brasil, Camboja, República Dominicana, El Salvador, Filipinas, Togo e Vietnã
Plan International
Esta pesquisa traz os destaques de duas pesquisas muito importantes realizadas pela Plan International no ano de 2023. Os relatórios Mudanças Climáticas e Educação de Meninas: Barreiras, Normas de Gênero e Caminhos para a Resiliência e Abaixo da Meta: Enfrentando a Crise de Financiamento Climático para Crianças foram elaborados durante o contexto de uma crise climática sem precedentes, com recordes de temperatura, tempestades, incêndios florestais, inundações e secas em todo o planeta.
O primeiro estudo reúne as experiências de 78 meninas de oito países: Benim, Brasil, Camboja, El Salvador, Filipinas, República Dominicana,Togo e Vietnã— todos enfrentando eventos climáticos extremos crescentes que agravam significativamente as desigualdades socioeconômicas.
A pesquisa busca compreender o impacto que a educação climática exerce nas opiniões sobre resiliência e no desenvolvimento das capacidades de adaptação de meninas. A contribuição singular do relatório está em centralizar a discussão sob uma perspectiva interseccional, combinando gênero, geração, território e raça. Essa abordagem oferece um panorama mais profundo e humano do impacto das mudanças climáticas.
Para a Plan International, todas as crianças e adolescentes têm direito à educação de qualidade. No entanto, normas sociais de gênero tornam esse direito mais difícil de ser acessado por meninas, exigindo mais apoio. A educação e liderança das meninas são vistas não apenas como ferramentas de superação, mas também como motores para a promoção da justiça climática e social.
O relatório Mudanças Climáticas e Educação de Meninas traz relatos diretos de como a crise climática impacta a vida e os estudos de meninas. As responsabilidades domésticas aumentam, o tempo de estudo diminui, há perdas financeiras nas famílias, e as meninas ficam mais vulneráveis a casamentos forçados e à violência.
No Brasil, participantes destacaram a fragilidade do currículo escolar em relação às mudanças climáticas e a falta de preparo dos professores para tratar do tema de forma adequada e eficaz.
Conclusão
A Plan International reconhece não apenas os impactos das mudanças climáticas na educação e na liderança das meninas, mas também acredita no potencial transformador dessas jovens para impulsionar a justiça climática e social de forma ampla. Diante da complexa relação entre a crise climática, a educação e a capacidade de adaptação das meninas, é essencial que a compreensão dessas questões seja construída a partir de suas próprias vivências e perspectivas.
Conheça mais sobre a atuação da Plan Brasil no país, no artigo: A atuação da Plan no E do ESG: justiça climática além da Amazônia, acesse o link: https://plan.org.br/noticias/a-atuacao-da-plan-no-esg/
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