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Estudo Mudanças Climáticas, gênero e idade

Tempo de leitura: 3 minutos

Adolescente em frente a rio, com vegetação ao fundo, representando o impacto das mudanças climáticas na educação de meninas.

Locais da Pesquisa

Benim, Brasil, Camboja, República Dominicana, El Salvador, Filipinas, Togo e Vietnã

Responsável pelo Estudo

Plan International

Contexto – A crise climática e a educação das meninas

Esta pesquisa traz os destaques de duas pesquisas muito importantes realizadas pela Plan International no ano de 2023. Os relatórios Mudanças Climáticas e Educação de Meninas: Barreiras, Normas de Gênero e Caminhos para a Resiliência e Abaixo da Meta: Enfrentando a Crise de Financiamento Climático para Crianças foram elaborados durante o contexto de uma crise climática sem precedentes, com recordes de temperatura, tempestades, incêndios florestais, inundações e secas em todo o planeta.

Relato Global: Experiências de meninas em oito países

O primeiro estudo reúne as experiências de 78 meninas de oito países: Benim, Brasil, Camboja, El Salvador, Filipinas, República Dominicana,Togo e Vietnã— todos enfrentando eventos climáticos extremos crescentes que agravam significativamente as desigualdades socioeconômicas.

Objetivo da pesquisa e abordagem interseccional

A pesquisa busca compreender o impacto que a educação climática exerce nas opiniões sobre resiliência e no desenvolvimento das capacidades de adaptação de meninas. A contribuição singular do relatório está em centralizar a discussão sob uma perspectiva interseccional, combinando gênero, geração, território e raça. Essa abordagem oferece um panorama mais profundo e humano do impacto das mudanças climáticas.

O Direito à educação e os desafios de gênero

Para a Plan International, todas as crianças e adolescentes têm direito à educação de qualidade. No entanto, normas sociais de gênero tornam esse direito mais difícil de ser acessado por meninas, exigindo mais apoio. A educação e liderança das meninas são vistas não apenas como ferramentas de superação, mas também como motores para a promoção da justiça climática e social.

Principais Descobertas: vozes das meninas ao redor do mundo

O relatório Mudanças Climáticas e Educação de Meninas traz relatos diretos de como a crise climática impacta a vida e os estudos de meninas. As responsabilidades domésticas aumentam, o tempo de estudo diminui, há perdas financeiras nas famílias, e as meninas ficam mais vulneráveis a casamentos forçados e à violência.

  • Uyen (Vietnã): relata que os pais priorizam a educação dos filhos homens.
  • Stephany (El Salvador): descreve dificuldades de acesso à escola por conta das enchentes.
  • Reyna (Filipinas): fala sobre perder aulas e refeições devido a perdas nas colheitas.

Educação climática no Brasil: Falhas no currículo e na formação docente

No Brasil, participantes destacaram a fragilidade do currículo escolar em relação às mudanças climáticas e a falta de preparo dos professores para tratar do tema de forma adequada e eficaz.

Conclusão

A Plan International reconhece não apenas os impactos das mudanças climáticas na educação e na liderança das meninas, mas também acredita no potencial transformador dessas jovens para impulsionar a justiça climática e social de forma ampla. Diante da complexa relação entre a crise climática, a educação e a capacidade de adaptação das meninas, é essencial que a compreensão dessas questões seja construída a partir de suas próprias vivências e perspectivas.

Conheça mais sobre a atuação da Plan Brasil no país, no artigo: A atuação da Plan no E do ESG: justiça climática além da Amazônia, acesse o link: https://plan.org.br/noticias/a-atuacao-da-plan-no-esg/

Para ler o Estudo, baixe o PDF, clicando no botão abaixo:


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Ilustração com um coração em forma de aperto de mãos e dois envelopes, simbolizando empatia, proteção e diálogo dentro da iniciativa Down To Zero.

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