17 de dezembro de 2019 - Tempo de leitura: 3 minutos
Com o apoio da Plan International Brasil, a menina do interior do Maranhão se tornou uma referência na luta por direitos dentro de sua comunidade
Cássia era uma menina tímida que vivia em Paço do Lumiar, no interior do Maranhão, com sua mãe, seu tio e seus cinco irmãos: três meninas e dois meninos. Em casa, o machismo determinava sua rotina: ela e suas irmãs cuidavam de todos os afazeres domésticos, enquanto seus irmãos brincavam e aproveitavam a infância.
Mas tudo mudou quando a Cássia conheceu a Plan International Brasil, aos 12 anos. Foi em 2013 que o projeto Líderes da Mudança chegou à região de Paço do Lumiar. Esse projeto promove o engajamento ativo de adolescentes em discussões e reflexões sobre as desigualdades de gênero que afetam as vidas de meninas e meninos por meio de atividades esportivas, como o futebol.
O enfoque na igualdade de direitos e oportunidades foi algo muito importante para o desenvolvimento de Cássia. Segundo a menina, foi a partir desse momento que ela conseguiu mudar o modo como as tarefas eram divididas em sua casa. “Estudei o Estatuto da Criança e do Adolescente, que diz que os jovens e os adolescentes são todos iguais. E nossos direitos devem ser respeitados, nós meninas também temos direitos. Aprendi muito e multiplico isso na minha casa e com as minhas colegas”, conta ela, orgulhosa.
Cássia participou de outros projetos que a Plan Brasil desenvolveu em sua comunidade, como o Gol pela Paz, o Aprender Sem Medo e a Escola de Liderança para Meninas (ELM). Neles, teve as discussões que muitas vezes não estavam presentes em sua escola. Aprendeu sobre seu próprio corpo, sobre seus direitos como menina e aprendeu o valor de se expressar e de falar em público para ser uma referência para jovens como ela.
E o contato de Cássia com a Plan foi além dos projetos: a menina se lembra com carinho da época em que foi apadrinhada e incentivada a continuar aprendendo e se desenvolvendo. O apadrinhamento foi algo muito importante não apenas para ela, mas também para outras crianças da comunidade. “Foi com os recursos do apadrinhamento que a Plan conseguiu patrocinar projeto educativos, atividades para as crianças, e principalmente o que eu aprendi no futebol feminino – direitos e deveres. A ajuda desses padrinhos e madrinhas é muito importante para o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes”, diz Cássia.
Agora com 18 anos, Cássia multiplica os conhecimentos a que teve acesso para outras meninas e planeja seu futuro. “Meu maior sonho é me formar em Serviço Social e ser uma referência na minha comunidade. Quero mudar a história do nosso país. Porque a partir do momento em que nós tivermos líderes responsáveis, e os jovens e crianças verem esses e essas líderes como exemplo, também vamos ter uma comunidade e um Brasil solidários”, afirma.
A Plan International Brasil mantém projetos em quatro estados brasileiros com meninos e meninas na busca por uma sociedade mais justa e igualitária para todas as crianças. Junte-se a nós e ajude pessoas como a Cássia a mudarem suas vidas. Você pode doar para a causa das meninas, aqui, ou apadrinhar uma criança, aqui.