17 de julho de 2024 - Tempo de leitura: 2 minutos
No dia 5 de junho foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em comemoração à data, o projeto Comunidades pelo Clima realizou a campanha No Clima do Futuro com o objetivo de sensibilizar e conscientizar o público em geral sobre a importância do meio ambiente, com ênfase no impacto das mudanças climáticas na vida das pessoas e da natureza. A campanha reuniu caminhadas, mutirões de limpeza e rodas de diálogo.
A iniciativa começou na terça-feira (04/06) com uma caminhada nas comunidades de Jacamim e Portinho. No dia 6, foi a vez da comunidade de Arraial e, no dia seguinte, de Coqueiro. Foi um momento experimental de intervenção nas ruas da comunidade para conscientização a respeito dos impactos das mudanças climáticas e a importância da mitigação.
O mutirão de limpeza iniciou na praça principal de Estiva no dia 5, na Associação de Moradores de Quebra Pote no dia 6 e no espaço externo da Associação dos Moradores na comunidade do Taim no dia 11. A ação começou com uma sensibilização sobre a importância da mitigação dos impactos das mudanças climáticas e da sustentabilidade, além da redução do lixo, seguida pela limpeza.
As rodas de diálogo envolveram toda a comunidade com o objetivo de promover uma conversa sobre a temática principal da campanha, buscando conscientização a respeito das mudanças climáticas e seus impactos, a partir da realidade de cada comunidade. Em algumas ocasiões, houve o apoio de parceiros que trouxeram uma visão mais prática, como a utilização de composteiras, o cultivo de hortas comunitárias e mudas, e a criação de cooperativas. As rodas de conversa ocorreram no dia 5, em Estiva; no dia 7, em Coqueiro; no dia 11, na comunidade de Taim; no dia 12, em Tauá Mirim; e, por fim, em Arraial e Portinho, no dia 20.
O Comunidades pelo Clima atua diretamente em atividades relacionadas ao meio ambiente e à mobilização social com o objetivo de aumentar as capacidades de comunidades em situação de vulnerabilidade para lidarem com as mudanças climáticas e seus impactos na região. O projeto é uma iniciativa da Alcoa Foundation implementada pela Plan International Brasil. Em São Luís, a Alcoa Foundation é representada pelo Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar, formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South.