Pular para o conteúdo principal

#MeninasOcupam 2018

5 Setembro 2018
O Dia Internacional da Menina foi reconhecido em Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 2011 e, desde 2012, são realizadas campanhas que visam engajar a sociedade em geral e tomadores de decisões políticas, em ações que promovam o potencial e o talento das meninas e que reduzam suas vulnerabilidades.

O que é o Dia Internacional da Menina?

O Dia Internacional da Menina foi reconhecido em Assembleia Geral das Nações 
Unidas (ONU) no ano de 2011, com o objetivo de evidenciar as situações de violência e discriminação vividas pelas meninas ao redor do mundo. Ficou instituído em 11 de outubro.
Desde 2012 a Plan International e várias organizações e instituições realizam ações alusivas a essa data. Portanto, este guia apresenta um passo a passo para qualquer pessoa, grupo ou instituição que deseje se engajar numa campanha a favor dos direitos das meninas. As dicas e passos sugeridos são fruto da experiência da Plan International Brasil. 

Como o Dia Internacional da Menina e o movimento #Meninas Ocupam se integram?

No Dia Internacional da Menina (11 de outubro), ou nas proximidades desse dia, espera-se que sejam realizadas ações e campanhas que engajem a sociedade em geral e tomadores de decisões-chave em relação aos direitos das meninas, o que envolve campanhas midiáticas (TV, rádio, Internet, etc.), passeatas, atos, seminários, dentre outras ações. 
#MeninasOcupam é uma das ações que podem ser realizadas pelas meninas, com suporte de suas apoiadoras e apoiadores. Trata-se de um movimento que realiza ocupações em espaços de tomada de decisão em empresas, organizações e instituições governamentais. Uma menina ocupa o lugar de uma liderança desse espaço por um dia para chamar atenção para a necessidade de desenvolver o potencial das meninas, bem como de levar as demandas dela e de sua comunidade, para serem discutidas nesse espaço.  

Veja as ocupações que já vão acontecer

O que fazer no Dia Internacional das Meninas?

No Dia Internacional da Menina, o mundo inteiro estará mobilizado para promover ações que dialoguem sobre as meninas e suas vidas, seus direitos, potenciais e as barreiras que elas enfrentam.
A seguir, apresentaremos um passo a passo para que você e seu grupo possam criar a sua própria ação de campanha no Dia Internacional da Menina. Em seguida, apresentaremos um passo a passo para realizar o #MeninasOcupam