Pular para o conteúdo principal

Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é tema de debate em Audiência Pública

29 Maio 2018
Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é debatido em Audiência Pública na Bahia.

Aconteceu neste mês de Maio, a Audiência Pública sobre o Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em Camaçari, Bahia. O objetivo do evento foi de debater o tema, trazer informações sobre o cenário no município e propor melhorias na rede de proteção.
 
Nossa Gerente de Projetos, Sara Oliveira, que representou a Organização no evento, alertou que o principal foco do trabalho deve ser a busca de um caminho para que os casos não aconteçam mais. Foram apresentados dados de uma pesquisa realizada pela Plan de alguns perfis relacionados ao tema em cinco municípios baianos: Camaçari, Salvador, Mata de São João, Ilha de Itaparica e Ilha de Vera Cruz. “A grande missão da rede de proteção é pensar as medidas preventivas que podem ser aplicadas para que os casos de abuso e exploração não mais existam”, concluiu.
 
Ao final do evento, foi assinado um Termo de Cooperação entre a Secretaria de Desenvolvimento e Cidadania e a Plan International Brasil que prevê a formação e capacitação continuada de profissionais para o atendimento aos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes do município. Aproveitamos a oportunidade para sugerir a criação de um comitê de proteção integral de crianças e adolescentes no Município, além de um Projeto Lei para instituir o Dia Municipal da Menina.
 
Todos os gestores presentes das Secretarias da Educação, Saúde, Relações Institucionais, Conselho Tutelar e representações da Sociedade civil acataram a sugestão e o apoio técnico da Plan para instituir na cidade um Comitê de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes. Além disso, o Presidente da Câmara e os Vereadores presentes firmaram o compromisso de acelerar os trâmites para a aprovação do Projeto de lei 020/2017 que propõe a criação do Dia Municipal da Menina em Camaçari.