Pular para o conteúdo principal

Empreendedoras terão suas casas reformadas

28 Novembro 2017
Primeiro Hackaton de Construção Civil para Comunidades no Brasil vai reformar a casa de 3 empreendedoras do projeto Jovens Construindo o Futuro, em Recife.

Organização, estudantes e empreendedoras beneficiadas na ação
Organização, estudantes e empreendedoras beneficiadas na ação

A Habite é uma startup e propõe soluções habitacionais que impactam a vida de mulheres empreendedoras em situação de vulnerabilidade. A startup acredita que a questão habitacional também precisa alinhar-se com a renda dos moradores. Por isso, seu foco de atuação são microempreendedoras individuais que trabalham em casa.

No ato da reforma de suas casas a Habite prioriza prioridade o espaço de trabalho dessas pessoas, buscando aumentar a eficiência na produção, fazendo com que o dinheiro circule e gere renda dentro da comunidade.

Hack.Habite

A startup resolveu criar o primeiro Hackaton de Construção Civil para Comunidades no Brasil. Hackaton é uma maratona de hackers trabalhando pelo um propósito de romper soluções defasadas, buscar novas alternativas e propor novas soluções mais eficientes.

Estudantes visitando a casa de uma das empreendedoras
Estudantes visitando a casa de uma das empreendedoras

No evento, que aconteceu entre os dias 17 e 19 de novembro de 2017, o primeiro passo foi identificar talentos, reunindo pessoas trabalhando em equipe, aprimorando seus métodos de trabalho. Em parceria com a Trampolin Academy e Porto Digital, os participantes foram desafiados a desenvolver projetos de habitação para moradoras de algumas comunidades do Recife em 54 horas.

Nos 3 dias do evento, 30 estudantes de arquitetura, engenharia e designer trabalharam juntos para trazer melhorias ao ambiente de trabalho dessas jovens mulheres. Além de desenvolverem os projetos, esses estudantes conheceram as empreendedoras, suas casas e suas dificuldades de produção diante da situação habitacional, social e econômica vulnerável. Após a produção, validaram o projeto com as beneficiadas.

As empreendedoras Dayane, Larissa e Emanuele foram contempladas com reformas em suas casas, previstas para serem realizadas em março de 2018! Elas terão seus espaços de trabalho renovados, num esforço conjunto para melhorar a condição de vida delas e de suas comunidades.

Conheça a história de Dayane, e acompanhe por aqui as etapas dessa reforma!

Larissa, Emanuele e Dayane
Larissa, Emanuele e Dayane