Pular para o conteúdo principal

Larissa estará no High Level Political Forum!

Integrante da Plataforma Meninas no Poder, Larissa tem 18 anos e é muito atuante politicamente. No High Level Political Forum, ela quer contribuir para a garantia de direitos não apenas de meninas com realidades semelhantes à dela, mas sim para todas as meninas do Brasil!

Meu nome é Larissa, tenho 17 anos, sou lésbica e moro em uma região periférica de São Paulo, o Grajaú. Atuante na plataforma Meninas no Poder, da Plan International Brasil, e também em coletivos sociais, almejo me tornar cientista política e atualmente faço curso de Orientação Comunitária.

Meus pais são nordestinos, o que é extremamente rico para minha formação, já que considero o nordeste uma referência nacional em cultura brasileira e conhecer isso de perto é privilégio. Minha mãe se chama Lucicleide e meu pai se chama Narciso. Ambos já me contaram diversas vezes terem passado fome e, a partir da vivência deles, pude compreender de perto essa problemática social da fome, da pobreza e da falta de oportunidades. Perdi a conta de quantas vezes minha mãe relatou ter o sonho de ser formada em História e seguir carreira como professora. Infelizmente esses desabafos são seguidos de uma frase desmotivada, porém esperançosa: "eu não tenho mais idade pra isso, é muito cansativo, mas sonho isso pra você: meu sonho agora é ver você formada, você não precisa casar cedo como eu".

Aqui, onde moro, é terra de artista, é terra de política, é terra de ativismo e de gente guerreira, mas nem tudo são rosas - talvez só sejam se compararmos as rosas vermelhas com o sangue do meu povo periférico. Aqui, tem muita coisa bonita, só que a poesia dessas pessoas não consegue exterminar a violência e morte diária por conta de diversas opressões enraizadas e naturalizadas, como o racismo, o feminicídio, a LGBTfobia, genocídio, estupro, pedofilia, etc. Há descaso do poder público conosco, mas, apesar de tudo, resistimos.

É uma conquista muito grande, e não só minha, levar as pautas de meninas como eu ao High Level Political Forum em Nova York. As meninas no Brasil são hiperssexualizadas, expostas e precisamos chamar a atenção do mundo para essas e muitas outras questões.

Nosso grupo de meninas está discutindo seriamente sobre essas temáticas, tanto dentro da Plataforma Meninas no Poder quanto fora, para a proliferação de questionamentos, mas é necessário ampliar. Não são só as meninas que sofrem diariamente com o machismo, sem contar que também existem outras violências que nos atingem. Assim, possibilitar que nós tenhamos voz faz parte do processo de luta para mudar essa situação.

Queremos construir algo melhor para o mundo, pois estamos cansadas de descaso. Por isso, nós, meninas, vamos participar do High Levem Political Forum para tentar transformar o mundo da melhor maneira que pudermos - e não apenas para nós, mas para todas as pessoas.