Pular para o conteúdo principal

Gols Por Uma Vida Melhor

O Projeto Gols por uma Vida Melhor, iniciativa da Plan International Brasil em parceria com a AkzoNobel, TUI Nederland, Arena das Dunas e Amsterdam Arena, teve início em 2013 com o objetivo de promover o empoderamento econômico de jovens em situação de vulnerabilidade social.

O projeto Gols Por Uma Vida Melhor, realizado em Natal e Região Metropolitana, promove a qualificação profissional, empregabilidade e o empreendedorismo juvenil, especialmente de jovens mulheres, com objetivo de não apenas combater o desemprego juvenil e a pobreza ao criar oportunidades sustentáveis para o (auto) emprego, mas também de promover a igualdade de gênero.

Principais atividades do projeto

Estudo de Mercado

Análise de indicadores econômicos identificando os setores com expressivo crescimento econômico e suas demandas por mão de obra. Os indicadores orientam a definição dos cursos oferecidos aos jovens.

Engajamento corporativo

Estabelecimento de parcerias com empresas para definição do currículo da qualificação profissional necessária para a mão de obra e inserção dos jovens. Constituição da Aliança Estratégica pelo Emprego Juvenil.

Qualificação em habilidades para a vida

Habilidades psicossociais para o comportamento positivo que permitem aos indivíduos lidar de forma eficaz com as demandas e desafios da vida cotidiana, dividindo-as em habilidades pessoais e habilidades interpessoais.

Qualificação profissional 

Desenvolvimento de competências e habilidades técnicas específicas das áreas apontadas nos estudos de mercado. Busca-se, em parceria com as empresas, desenhar currículos mais alinhados às necessidades do mercado, podendo haver cursos customizados para determinados segmentos ou empresas.

Inserção no mercado de trabalho

Os jovens são encaminhados para os processos seletivos das empresas - prioritariamente, para as parceiras. Busca-se encaminhar os jovens que atendam aoo perfil solicitado pelas empresas.

Coaching & Mentoring

Prover jovens com informações que condicionem o aprendizado e o pensamento estratégico com vista a gerar habilidades para enfrentar os desafios impostos pelo mercado de trabalho; criar formas para superar situações de adversidades de maneira eficaz e a partir do processo de acompanhamento e assessoria desenvolvidos por mentores e coach.

Resultados Esperados

500 jovens treinados para a colocação no mercado (treinamento vocacional);

50 jovens treinados para o empreendedorismo (treinamento de habilidades de negócios);

550 jovens treinados em habilidades para a vida;

Acordos com empresas para a colocação dos jovens.
 

A Plan International tem importantes resultados na formação de jovens profissionais diferenciados para mundo do trabalho em diferentes países onde está inserida. Acreditamos que jovens têm o direito a uma inserção justa e qualificada ao mercado de trabalho. Estabelecemos parcerias com empresas para que reduzam seus custos produção através da qualificação da mão-de-obra e a absorção de profissionais qualificados.