Pular para o conteúdo principal

Edital do Concurso

Edital 003/2015 do Concurso de Produção Textual e Desenhos Criativos do Dia Internacional da Menina 2015

A PLAN INTERNATINAL, no uso de suas atribuições legais, por meio de sua Unidade de Programas São Luís, torna público e lança o concurso cultural de abrangência local com o intuito de descobrir talentos e promover criatividade entre meninos e meninas da Grande Ilha. Tendo em vista a comemoração ao Dia Internacional da Menina, instituído pela UNESCO em 2011 e comemorado todo dia 11 de Outubro, torna público que estarão abertas as inscrições para o Concurso de Produção Textual e Desenhos Criativos com o tema: “Por Ser Menina: Posso conquistar o mundo!”, destinado a selecionar textos escritos e desenhos artísticos criados por crianças e adolescentes da região, sendo estes trabalhos selecionados obedecendo às normas estabelecidas neste edital.

CAPÍTULO I – DO OBJETO (QUE CONCURSO É ESSE)

1.1 A PLAN International promove o concurso de redação com a finalidade de estimular a escrita, a criação de desenhos e imagens que despertem a sociedade maranhense para as barreiras que as meninas enfrentam simplesmente por serem meninas: como a pobreza, falta de oportunidade e dificuldade de acesso aos seus direitos. O concurso visa dar dimensão a Campanha Global Por Ser Menina, sensibilizando para a importância de se ter um olhar com enfoque para a igualdade de gênero.

CAPÍTULO II - DO CONCURSO

2.1 – A redação deverá ser um texto em qualquer forma de prosa e desenhos criativos que abordem sobre o tema: “Por Ser Menina: Posso conquistar o mundo!”, os quais transmitam a mensagem de igualdade e de combate à violência baseada em gênero. O texto deverá ser manuscrito e conter no máximo 30 linhas. O desenho tem que ser feito em papel do tipo A4, cartolina ou do tipo couchê, feito com pincel, lápis de cor ou canetinhas coloridas.

Parágrafo Primeiro – Os trabalhos devem conter a identificação da criança e/ou adolescente e caligrafia legível;

Parágrafo Segundo – Serão aceitas redações escritas com caneta azul ou preta;

Parágrafo Terceiro – Os trabalhos devem conter a identificação da criança e/ou adolescente, idade, com endereço, nome e telefone do responsável, nome da escola onde estuda;

2.2 O concurso é idealizado e organizado pela PLAN, Endereço: Rua dos Flamengos Nº20 – Bairro: Calhau/São Luís-MA CEP: 650711-417 | Telefone: (98) 3236-6580/ 6576 |  www.plan.org.br / facebook.com/PlanInternationaBrasil

2.3 – Podem participar crianças, adolescentes e jovens participantes ou não de projetos Pan, desde que sejam residentes das comunidades localizadas nas cidades de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar;

REGULAMENTO

Este Regulamento tem por objetivo orientar a realização do Concurso de Produção Textual sobre o tema “Por Ser Menina: Posso conquistar o mundo”. Estabelecendo critérios para elaboração, aplicação, julgamento das produções textuais e desenhos e premiação.

O Concurso será dividido em duas Modalidades: Modalidade A – para Desenhos Criativos e Modalidade B – para produção textual, obedecendo aos gêneros textuais apontados neste instrumento.

Os inscritos poderão participar livremente de ambas as modalidades, mas, para efeito de julgamento, apenas uma das produções de cada participante poderá ser selecionado, ou o Desenho Criativo ou a Produção textual, não podendo o/a mesmo/a ter dois trabalhos selecionados para publicação.

QUEM PODE PARTICIPAR?

1.1. Podem participar qualquer criança ou adolescente, participantes ou não de projetos Plan, matriculados em instituições de Ensino Fundamental dos Municípios de São Luís, Paço de Lumiar e São José de Ribamar.

SOBRE AS OBSERVAÇÕES GERAIS DA PRODUÇÃO TEXTUAL E DESENHOS CRIATIVOS

2.1 DOS DESENHOS CRIATIVOS

2.1.1 O tema principal para elaboração das produções (Desenhos Criativos e Produção Textual é “Por Ser Menina: Eu posso conquistar o mundo”.

2.1.2 O/a participante que se inscrever na Modalidade A - “Desenhos Criativos”- poderá também participar da modalidade B – “Produção Textual”, entretanto apenas um de seus trabalhos poderá ser selecionado pela banca julgadora, podendo optar pela publicação de uma das produções de sua referência, caso seja selecionado/a.

2.1.3 O participante não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar, manchar ou, de qualquer modo, danificar a folha de produção.

2.1.4 O desenho deverá ser feito pelo/a próprio/a participante, à mão.

2.1.5 A folha do desenho deverá ser assinada com (nome completo), idade, contando ainda o nome da escola e comunidade.

2.2. DA PRODUÇÃO TEXTUAL

2.2.1. O tema principal da Produção Textual é “Por Ser Menina: Eu posso conquistar o mundo!”

2.2.2. As Produções Textuais poderão ser realizadas em um dos gêneros textuais da escolha do/a candidato/a, podendo ser:

  • Redação dissertativa,
  • Poesia/poema;
  • Paródia ou;
  • Cordel.

2.2.3. Para as produções de Paródia, deverá ser indicada a composição de origem, informando o nome do compositor/autor/escritor originais. O seja, podem ser paródias de músicas ou textos, desde que citadas as referências autorais e/ou bibliográficas originais. As composições de paródias que não atenderem este item, serão automaticamente desclassificadas.

2.2.4. O/a participante que se inscrever na Modalidade B - “Produção Textual”- poderá também participar da modalidade A – “Desenhos Criativos”, entretanto apenas um de seus trabalhos poderá ser selecionado pela banca julgadora, podendo o aluno optar pela publicação da produção de sua referência, caso seja selecionado/a.

2.2.5. A Produção Textual deverá ser elaborada pelo/a próprio/a participante à mão, em letra legível.

2.2.6. A Produção Textual deverá ser assinada pelo/a participante (nome completo), idade, contando ainda o nome da comunidade em que reside.

2.2.7. Não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar, manchar ou, de qualquer modo, danificar a folha de Produção.

SOBRE A INSCRIÇÃO (COMO PARTICIPAR?)

3.1. Não haverá ficha nem taxa de inscrição, podendo qualquer pessoa participar, obedecendo ao seguinte:

3.1.1 Os pais ou responsáveis pelos participantes que tiverem seus trabalhos selecionados (desenhos ou textos) deverão assinar a política de proteção da Plan e a Declaração para uso de imagem, áudio e vídeo do aluno/a antes de seus trabalhos serem divulgados.

QUAIS OS CRITÉRIOS PARA A ELABORAÇÃO DAS PRODUÇÕES?

4.1. Cada participante deverá redigir uma única Produção Textual, para tanto, deverá observar:

4.1.1. a abordagem adequada do tema;

4.1.2. a organização estrutural do tipo do gênero textual solicitado.

4.1.3. o conteúdo (coerência, coesão, criticidade, riqueza e adequação do vocabulário);

4.1.4. a consistência da argumentação (conteúdo relevante para a situação);

4.1.5. estabelecer relações relevantes e coerentes entre as frases e os parágrafos, uso de termo conectivos e retomada de discurso;

4.1.6. o domínio da escrita segundo a norma padrão (gramática da língua culta, sistema ortográfico vigente e recursos de pontuação);

4.1.7. a apresentação (distribuição gráfica do texto, ausência de rasuras, presença de título etc);

4.1.8. escrita legível;

4.1.9. a distinção clara de letras maiúsculas e minúsculas, se o candidato redige seu texto em letra de forma;

4.11. a Produção Textual na folha definitiva deverá ser feita EXCLUSIVAMENTE à caneta esferográfica de tinta azul ou preta. A Produção Textual definitiva escrita a lápis será anulada e seu autor desclassificado.

4.12. As produções textuais deverão ser inéditas e elaboradas exclusivamente pelo aluno e, depois de apresentadas e coletadas, não serão devolvidas, em nenhuma hipótese.

4.13. A Produção Textual deverá ter, no mínimo, 15 linhas e, no máximo, 25 linhas, para todos os gêneros (redação dissertativa, poema/poesia, paródia).

SOBRE A SELEÇÃO E PREMIAÇÃO

5.1. Serão selecionadas os 08 (oito) trabalhos que apresentarem as produções com melhor desempenho, sendo 04 (quatro) da modalidade desenhos criativos e 04 (quatro) da modalidade de produção textual.

Estes, terão seus trabalhos classificados e divulgados no dia 11/12/15, Lançamento da Carta das Meninas, em momento especial, em local ainda a ser divulgado. Apenas 06 selecionados que tiverem o melhor desempenho em suas produções, obedecendo aos critérios deste edital, sendo:

  • 04 selecionados para modalidade A (Desenho Criativo) e,
  • 04 selecionados para a Modalidade B (Produção Textual).

Os trabalhos classificados e selecionados serão publicados no facebook da Plan, no dia 11 de Dezembro de 2015.
Os 08 (oito) alunos/as classificados/as (4 de cada modalidade) receberão um kit da Campanha Por Ser Menina da Plan e certificado em acrílico de participação e reconhecimento.
Os quatro (04) de cada modalidade que tiverem os melhores trabalhos receberão, além do kit citado, uma premiação extra especial sendo:

  • 1º colocado/a: 01 (um) Tablet
  • 2º colocado/a: 01 (um) Smartphone
  • 3º colocado/a: 01 (uma) Câmera Fotográfica
  • ​4º colocado /a: 01 celular

As produções serão selecionadas por mesa julgadora estabelecida pela Plan, não havendo quaisquer  inferência, visando neutralidade e transparências no julgamento e seleção.

DO PRAZO (ATÉ QUANDO DEVEM SER ENTREGUES AS PRODUÇÕES?

6.1. Os trabalhos poderão ser entregues a partir da data de publicação deste edital. O prazo final para entrega das produções (desenhos e textos) será no dia 27 de novembro 2015, impreterivelmente, não havendo possibilidade de prorrogação da data.

6.2. As produções podem ser entregues na Unidade de Programas da Plan ou entregar em envelope lacrado para alguns dos nossos funcionários ou na Sede da Rede Amiga da Criança.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1. Os participantes deste Concurso declaram estar cientes de que sua imagem, nome, voz e dados pessoais poderão ser utilizados em fotos, cartazes, filmes, spots e em qualquer tipo de mídia e peças promocionais da Plan.

6.2. Os participantes deste Concurso declaram estar cientes de que as produções textuais apresentadas poderão ser utilizadas para fins de publicação e divulgação, total ou parcial, em qualquer mídia, pela Plan.

6.3. Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste edital serão julgadas e decididas pela equipe técnica da Plan Brasil, não se admitindo contra tais decisões nenhum recurso.

Comissão julgadora: ainda será selecionada.

São Luis (MA), 11 de Outubro de 2015.


Creuziane Correa Barros
Gerente da Unidade de Programas São Luis