Plan International Brasil Plan International Brasil 11 4420.8081

O QUE É – E COMO FUNCIONA – UMA ONG?

Tempo de leitura: 2 minutos

O QUE É – E COMO FUNCIONA – UMA ONG?

O termo “ONG” é bem conhecido: “Faço trabalho voluntário numa ONG”, “Fiz uma doação para uma ONG”, “Aquela atriz criou uma ONG”. Mas, afinal, o que é uma ONG?

Uma ONG – ou seja, uma Organização Não-Governamental – consiste em uma organização sem fins lucrativos, e também sem subordinação estatal, que atua em prol de uma causa social, como a defesa do meio ambiente, a garantia dos direitos indígenas, a prevenção de doenças, a proteção dos direitos das crianças, entre outros temas.

Apesar de já existirem desde muito antes, o termo “ONG” foi utilizado pela primeira vez em 1950, durante uma convenção da ONU. Porém, foi com o crescimento dos movimentos sociais a partir dos anos 1960 e 1970 que as ONGs ganharam mais força.

No Brasil, as ONGs se tornaram mais populares a partir dos anos 1980, fundamentalmente nas áreas onde as políticas públicas encontram maiores dificuldades de incidência. Outra curiosidade: apesar de não terem fins lucrativos, as ONGs devem ter registro em cartório, o CNPJ e a inscrição estadual.

Entre as ONGs mundialmente conhecidas, está a Plan International, nasceu na Inglaterra e desde 1937 recebe grande destaque na imprensa por suas ações em defesa dos direitos das crianças e, mais recentemente, com foco nos direitos das meninas – é a Plan International a ONG criadora do movimento global Por Ser Menina, que promove iniciativas em prol do empoderamento das meninas.

A Plan International também é uma ONG que acredita principalmente no poder da educação. Por isso, desde sua chegada ao Brasil, em 1997, a Plan International vem desenvolvendo projetos que levam informações sobre direitos, saúde, proteção, meio ambiente e cidadania para várias famílias. Ao longo desses 20 anos de história em terras brasileiras, a Plan International já desenvolveu mais de 50 projetos, que já impactaram cerca de 75 mil crianças nas cinco regiões do país.

Quer ajudar os nossos projetos? Faça uma doação para a Plan International Brasil!