Pular para o conteúdo principal

Aprender Sem Medo

O projeto Aprender Sem Medo tem como objetivo contribuir para a garantia de um ambiente escolar e comunitário livre do bullying e da desigualdade de gênero.

Promovendo a cultura de paz, o projeto Aprender Sem Medo também realiza incidência política e advocacy para fortalecer as ações contra o bullying nos municípios de São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

Como forma de ajudar os envolvidos a combater o bullying, o projeto sensibiliza e capacita todos os presentes no ambiente escolar por meio de oficinas lúdicas, com auxílio do Guia Prático Contra o Bullying. São realizadas formações modulares para mais de 100 professores, técnicos e gestores. Esses professores são responsáveis por inserir o tema da cultura de paz nas suas disciplinas por meio de atividades semanais.

Também são realizadas oficinas socioeducativas para meninos e meninas multiplicadoras de ações de cultura de paz no seu ambiente escolar. São desenvolvidos campanhas e seminários envolvendo os municípios de São Luis, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Codó, Timbiras e Peritoró.

O projeto está sendo desenvolvidos diretamente em 10 escolas, atendendo no primeiro ano, 4 escolas e neste segundo ano, mais 6 escolas. O projeto é financiado pela Fundação Mapfre.