Pular para o conteúdo principal

Adolescente Multiplicando Saúde

O projeto Adolescente Multiplicando Saúde tem o objetivo de capacitar adolescentes, especialmente meninas, para serem multiplicadoras em temas de saúde sexual e reprodutiva, direitos reprodutivos, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis e outras vulnerabilidades sociais relacionadas à falta de serviços e programas acessíveis e acolhedores.

A formação temática prevista para multiplicadoras e multiplicadores entre pares possibilitará o desenvolvimento de suas capacidades e o despertar para atuarem em suas comunidades com apresentações teatrais como recurso. Ao todo, o projeto irá formar 50 adolescentes, que disseminarão informações em suas escolas e comunidades. 

No processo de capacitação, os módulos formativos terão como referência bibliográfica o manual Agente M, já utilizado em outros projetos e programas da Plan International com resultados expressivos. Tal proposta influenciará a participação juvenil em ações de multiplicação, com impacto em outros 2000 adolescentes e jovens, especialmente meninas, e influenciará a melhoria dos serviços amigáveis nas Unidades Básicas de Saúde dessas localidades. 

Financiado pelo Instituto Alcoa, o projeto tem como área de abrangência a zona rural de São Luís do Maranhão, nas proximidades da BR135, nas comunidades de Coqueiro, Inhaúma, Estiva, Maracanã e Pedrinhas.